TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade Em Transporte Logisticos

Pesquisas Acadêmicas: Qualidade Em Transporte Logisticos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  2.700 Palavras (11 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário.

1. Introdução...............................................................................................pág.4

2. Técnicas e estratégias para aumentar a qualidade e a produtividade no transporte urbano............................................................................................................pág.5

2.1 Planejamento............................................................................................pág.5

2.2 Execução..................................................................................................pág.5

2.3 Controle....................................................................................................pág.6

3. Competitividade da regulamentação do transporte rodoviário de passageiros................................................................................................pág.7

4. Estudo da demanda e oferta, e alocação de veículos e de condutores.........pág.9

5. Maravilhas modernas...............................................................................pág.11

6. Transporte aquaviário de cargas..............................................................pág.12

7.1 Características, vantagens e desvantagens do transporte Aquaviário..........pág.13

7. Conclusão..................................................................................................pág.14

8. Referências Bibliográficas...............................................................................pág.15

1.Introdução

Diante da perspectiva de desregulamentação do mercado, privatização e concessão dos serviços de transporte, a qualidade passou a ser um dos mecanismos de controle e de remuneração do serviço. As empresas operadoras têm buscado a sua capacitação através do aumento de eficiência de seus processos internos, da agregação de variáveis de qualidade (internas e externas) e, principalmente, da interação com o passageiro do sistema de transporte público.

Para melhor atender à comunidade usuária dos serviços de transporte vem-se investindo, mesmo que timidamente, na modernização dos métodos de gestão.

Os principais investimentos têm-se dado na área de informatização (aquisição e desenvolvimento de software), no treinamento de pessoal e na ampliação e modernização da oferta de serviço. A descentralização do processo decisório e gerencial vem buscando atender melhor às necessidades urbanas locais, estabelecendo, sempre que possível, parceria com o setor privado. Atualmente, a empresa operadora encontra-se em fase de transição de sua estratégia administrativa devido à crescente desregulamentação e a concessão de serviços de transporte público, passando da estratégia reativa (respostas despreparadas e improvisadas, com baixa eficiência) para uma estratégia analítica e em alguns casos defensiva, com alteração de seu perfil organizacional e agregação de tecnologia e qualidade para a manutenção e busca de novos mercados.

2. Técnicas e estratégias para aumentar a qualidade e a produtividade no transporte urbano.

Do ponto de vista mais geral possível, uma empresa de prestação de serviços de transporte de passageiros pode ser vista como um sistema que transforma recursos de entrada (veículos, pessoal, equipamentos, recursos financeiros e informações) em serviços que atendem as necessidades de deslocamento de pessoas (transporte de qualidade e informações). Para garantir esta transformação o processo de produção dos serviços de transporte de passageiros, compreende três componentes: o planejamento, a execução e o controle.

2.1 Planejamento

Em relação ao planejamento, informações obtidas da execução alimentam modelos de tomada de decisão, os quais determinam a forma como os recursos disponíveis (capital, pessoal, material e equipamento) serão aplicados. O conhecimento dos administradores sobre o processo de produção, os modelos matemáticos para representação dos problemas do planejamento, as técnicas de otimização e os softwares, são alguns dos meios utilizados para viabilização deste componente.

A importância do planejamento está em encontrar soluções para atender à realização dos deslocamentos de pessoas, eliminando os trajetos não satisfeitos ou satisfeitos inadequadamente, evitando situações críticas e suas consequências prejudiciais antes que aconteçam.

2.2 Execução

A execução corresponde à produção dos serviços de transporte de passageiros propriamente ditos. Os resultados do processo de produção do serviço de transporte de passageiros caracterizam a qualidade e a produtividade dos serviços prestados aos passageiros. Estas informações, por sua vez, são dados de entrada para o componente de planejamento, e correspondem às informações de retroalimentação. Problemas relevantes na operação do sistema de transporte público de passageiros em se tratando da produção do serviço de transporte de passageiros, não se pode deixar de levantar alguns problemas especiais inerentes ao processo, que muito frequentemente contribuem para um desempenho operacional não satisfatório na opinião dos passageiros, como por exemplo: realização de viagens com atrasos, viagens não realizadas e quebra de veículos no transcorrer da viagem, dentre outros.

Em geral, solucionar tais problemas exige maiores cuidados, tanto na elaboração do planejamento, no que se refere à determinação das frequências, definição da tabela de horários, alocação da frota e alocação de pessoal (condutores), como no planejamento e controle da manutenção da frota, observando rigorosamente os prazos para realização das manutenções previstas pelos fabricantes dos veículos.

Neste sentido, como estratégia permanente, a empresa deverá periodicamente avaliar a programação de frota e condutores, rever o plano de manutenção dos veículos e investir em treinamento de pessoal. Com um planejamento bem realizado, com equipamentos adequados, com manutenção correta e com pessoas qualificadas para bem atender ao passageiro, a empresa poderá realizar uma operação dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com