TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A qualidade do transporte urbano

Projeto de pesquisa: A qualidade do transporte urbano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O ambiente competitivo atual em que as empresas estão inseridas tem a clara tendência

de exigir dos participantes de cada mercado um nível de desempenho logístico cada vez mais

eficiente e eficaz como um fator crítico de sucesso de sobrevivência.

A capacidade de entender as operações logísticas, as necessidades e requisitos dos clientes em atendê-los de maneira consistente, torna-se cada vez mais fundamental para uma base forte em negócios.

Hoje temos o aumento de escala de operações, o aumento constante dos requisitos de entrega, como “just in time”, diminuição do custo logístico,estabelecer objetivos cada vez mais agressivos para as operações, devido ao aumento da importância estratégica da logística, soluções mais rápidas e Softwares eficientes.

O desenvolvimento da criatividade e a flexibilidade para se adaptar a novas situações e ambientes de constantes mudanças, é preciso adotar a organização de uma estrutura que suporte o desenvolvimento dessas características, e os Sistemas de Gestão da Qualidade fornecer essa estrutura necessária a um planejamento de qualidade.

Muitas ferramentas e metodologias foram desenvolvidas durante anos porque convivem a mais tempo com ambientes agressivos de concorrência e complexidade técnica, metodologias precisam agora ser adaptadas e aplicadas aos processos de operações logísticas para sua eficiência.

Qualidade de transporte urbano

As estratégias para aumentar a qualidade e produtividade no transporte urbano,

nas empresas operadoras de serviços têm buscado a sua capacitação através do

aumento de eficiência de seus processos internos, da agregação de variáveis de qualidade (internas e externas) e, principalmente, da interação com o passageiro do sistema de transporte público. A qualidade passou a ser um dos mecanismos de controle.

Para melhor atender os serviços de transporte vem se investindo, mesmo que palatinamente, na modernização. Os principais investimentos na área de informatização em desenvolvimento de softwares, no treinamento de pessoal e na ampliação e modernização da oferta de serviço, atualmente, as empresas operadoras encontram em fase de transição de sua estratégia administrativa.

Uma empresa de prestação de serviços de transporte de passageiros pode ser vista como um sistema que transforma a necessidade de deslocamento de pessoas, para garantir esta transformação no processo de produção dos serviços, tem que haver um planejamento, a execução e o controle.

Os ciclos podem ocorrem pelo passageiro, condutores e o ciclo do veículo.

A insatisfação de viagens com atrasos, viagens não realizadas e quebra de veículos no transcorrer da viagem, dentre outros, em geral, solucionar tais problemas exige maiores cuidados, tanto na elaboração do planejamento, no que se refere à determinação das freqüências, definição da tabela de horários, alocação da frota e alocação de pessoal.

Condutores:Controle da manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com