TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÃO SOCIAL E SUAS EXPRESSÕES NO PASSADO E NA ATUALIDADE

Artigo: QUESTÃO SOCIAL E SUAS EXPRESSÕES NO PASSADO E NA ATUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  1.131 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho traz uma reflexão de como foi instituído o Serviço Social no Brasil. Aponta os elementos históricos que tornaram o Serviço Social como profissão, a influência da Igreja Católica e as expressões sociais no surgimento do Serviço Social e na sociedade contemporânea.

2 DESENVOLVIMENTO

O surgimento do Serviço Social se deu por volta de 1930 o país intensificava o processo de industrialização e urbanização rumo as transformações econômicas, social, políticas e culturais que foram desencadeadas pela industrialização na Europa. A relação entre o capital e o trabalho gerou muito conflitos entre os trabalhadores que se sentiam explorados, causando grandes consequências ao trabalhador.

O Serviço Social como profissão surgia para desenvolvimento da questão social. A proposta das políticas sociais no país era para tentar suprir as reivindicações e as necessidades dos trabalhadores que aglomeravam em bairros sem infraestrutura, sem água, luz, esgoto e sem as mínimas condições de segurança. A produção industrial criou a necessidade de se criar um estatuto do cidadão e do dever do Estado. A exploração que os capitalistas cometiam contra os trabalhadores se transformou em uma luta pela sobrevivência. A partir da Revolução de 1930 o governo populista passa a reconhecer os problemas sociais que eram vividos no país e passam a enfrentar essas questões através de políticas sociais junto com o surgimento do Serviço Social.

Até então a assistência social era compreendida como filantropia como um tipo de caridade e buscava a cidadania, uma proteção ao cidadão que era enfrentada pela igreja Católica que repassava sua ideologia para os leigos e para as mulheres. No século XIX começaram várias lutas dos operários pelos seus direitos, por condições melhores de vida e de trabalho.

O Estado percebe que necessita mudar, mas ainda as manifestações são de responsabilidade da polícia. Só após a década de 30 o Estado admite que a Questão Social deve ser tratada como um problema político.

“Na década de 70, com a mobilização popular contra a ditadura militar, o Serviço Social revê seu objeto, e o define como a transformação social. Apesar do objeto equivocado, afinal a transformação social não se constitui em tarefa de nenhum profissional – é uma função de partidos políticos; o que este objeto, efetivamente, representou foi a busca, por assistentes sociais, de um vínculo orgânico com as classes subalternizadas e exploradas pelo capital. E é esta postura política que tem marcado os debates do Serviço Social até os dias atuais. (IAMAMOTO, 2003)”

Só partir de 1988 com a Constituição Federal ouve mudanças políticas e comportamentais. A atualmente busca novos conceitos e uma nova identidade da assistência social, pelo processo de implantação de estrutura pública e pela construção das relações entre organizações e governos.

O assistente social interfere na relação social do cotidiano buscando a garantia dos direitos civis, políticos e sociais dos menos favorecidos, de idosos, crianças, deficientes, trabalhadores, mulheres, negros, homossexuais, etc . Essas pessoas são um problema social e sofrem com a ausência de serviços públicos com saúde, educação, saneamento básico, falta de moradia. O desrespeito com os idosos assim como as crianças e jovens, sendo obrigadas a um trabalho desumano, vítimas das drogas tanto no meio familiar como as próprias crianças refém da droga, perdem sua infância, deixam de estudar, de brincar. A falta desses direitos gera violência, desemprego, miséria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com