TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES ESTUDOS DISCIPLINARES – ED 2019

Por:   •  6/5/2020  •  Bibliografia  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTÕES ESTUDOS DISCIPLINARES – ED 2019

  1. RESPOSTA

A resposta certa é D. Através de um trabalho baseado na prática clínica, Freud postula que há uma junção entre objetividade e subjetividade. Tal fato é evidenciado não somente através de técnicas como a associação livre; rememoração; elaboração psíquica e interpretação dos sonhos, mas também na construção de conceitos-chave da teoria psicanalítica como resistência e inconsciente. No que se refere ao conceito de inconsciente, é possível perceber essa mescla entre a objetividade e subjetividade, na medida em que as ideias fusionadas e recalcadas representam uma combinação de conteúdo do sintoma com a lembrança, ou seja, a compreensão do sintoma histérico pressupõe o retorno ao evento traumático ocorrido na infância. Até então a histeria não era compreendida ou explicada porque a objetividade não dava conta dessa explicação.

  1. RESPOSTA

A resposta certa é A. O ato falho é um equívoco na fala ou nas atitudes sem um controle consciente prévio da própria pessoa. Isto é, não se configura simplesmente como um desacerto neuronal, ou um erro na estimulação cortical como postula a neurociência, mas sim como um desejo que retorna ao sujeito como pressão interna para ser satisfeito ou expresso na fala, escrita ou outros meios transitáveis. E essa expressão não implica necessariamente na ocasião de uma patologia, mas ocorre no cotidiano das pessoas, daí a equiparação entre normal e patológico. Freud diz ainda que ato falho é uma das formas de comunicação entre o inconsciente e o consciente, ou seja, uma forma de aliviar os conteúdos reprimidos ou de torná-los cada vez mais conscientes.

  1. RESPOSTA

A alternativa certa é a alternativa C (é correto o q se afirma em I e III). A afirmativa II está errada, pois o episódio descrito é considerado normal para crianças dessa idade, e importante para seu desenvolvimento – eles buscam o prazer de modo involuntário e instintual; sem malícia, apenas para satisfazer o desejo da pulsão. A alternativa IV está errada, pois a punição não é a melhor forma de corrigir a criança, isso pode causar um recalcamento traumático. É preciso, portanto, conversar e orientar as crianças em relação à manifestação de seus instintos.

  1. RESPOSTA

A alternativa correta é a B. A afirmativa II está incorreta porque o prazer nos órgãos sexuais é um tema da fase fálica, não da anal. A afirmativa III está incorreta, pois a criança na fase anal não tem nojo de suas fezes, pelo contrário, ela as valoriza muito e as tem como parte de seu corpo. As afirmativas I e IV estão corretas e se justificam por si só. Uma das características da fase anal é justamente este dilema em que a criança fica “dividida” entre a contemplação das próprias fezes e as críticas dos adultos e da sociedade.

  1. RESPOSTA

ALTERNATIVA B (III e IV).

Mafalda está passando pelo período de repressão dos seus instintos sexuais inconscientes (pulsões), correspondente ao final do Complexo de Édipo. Temos aqui a introjeção da moralidade e da Lei representada, na teoria freudiana, pela estrutura denominada de “Superego”. A criança sofre as influências dos valores morais e éticos, transmitidos socialmente.

  1. RESPOSTA

RESPOSTA - ALTERNATIVA E (É correta a afirmativa IV).

Freud propôs que o Id é a estrutura da psique humana que aparece em primeiro lugar. Ao contrário do Ego e Superego. O Id está presente desde o nascimento e os primeiros anos de vida; é ele quem governa. O ego começa a se construir a partir das experiências vividas pelo sujeito. Ele é mais focado para o exterior, e é a partir da formação do ego que começamos a pensar sobre as consequências. O Superego também é conhecido como o “ideal do Ego” e, vale destacar, que os valores que o compõe não são inatos dos indivíduos. Além de reprimir o Id, o Superego também tem o objetivo de conduzir o Ego ao mais próximo da perfeição do comportamento moral.

  1. RESPOSTA

Alternativa: A.

Justificativa: A primeira afirmativa não está correta porque o conteúdo do sonho não se mantém reprimido, ele é disfarçado (condensado). A terceira afirmativa também é incorreta, pois o efeito mais visível não é quando o sujeito está de vigília (desperto e consciente).

  1. RESPOSTA

Alternativa: C.

Justificativa: A escolha de João Pedro é apoiada no resgate das relações de quem o desejo pulsional é investido; neste caso de quem cuidou e deu atenção a ele. A relação de João Pedro com Ana Paula é uma forma de resgatar (inconscientemente) a relação dele com sua mãe. Ao trabalhar e estudar, Ana Paula já não supre as necessidades de atenção de João Pedro. Há a quebra da visão (ideal) da mulher que cuida e do homem ativo – fundamental neste tipo de relação.

  1. RESPOSTA

Resposta: B. “É correto o que se afirma em II”.

Revela uma fixação no estágio de narcisismo primário, em que o sujeito é o centro do mundo. O narcisismo é a imagem que se tem do Eu. Ele (o Eu) torna-se a escolha da pulsão libidinal. Sendo assim, o narcisismo é inerente ao desenvolvimento libidinal do sujeito. Comentado por Freud pela primeira vez em 1911, o narcisismo seria uma fase intermediária entre o autoerotismo e o amor objetal, o que significa que as pulsões sexuais deixam de ser realizadas impulsivamente e passam a se organizar em torno de uma imagem integrada, o que coincide com o surgimento do ego e da representação do corpo. O narcisismo primário é definido pelo ideal dos pais, o que faz com que o sujeito passe a investir nesse ideal e tente alcançá-lo. O que esse desejo parental deixa é a construção do sujeito e a formação do eu. As pulsões sexuais se unificam em torno do eu e não em torno de uma zona erógena específica. O investimento externo dos pais é necessário para que a criança veja sua própria imagem em resposta às leis do outro. Posteriormente, este reconhecimento do eu e de seu extremo valor, deve deixar de ser centralizado e ser direcionado para fora, para a necessidade de ser amado, entrando na fase do Édipo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com