TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais medidas foram tomadas para mudar o comportamento dos funcionários?

Tese: Quais medidas foram tomadas para mudar o comportamento dos funcionários?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Tese  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

o seu impacto no ambiente de trabalho?

Características de uma empresa que preservava uma herança e burocracia acentuadas, com níveis de formalização muito exagerados para se lidar num mercado muito exigente e sedento por novidades. Seu impacto foi notar a excessiva formalização da empresa, que era responsável pela existência que equipes pouco unida.

4) Quais foram as medidas tomadas para mudar o comportamento dos funcionários?

Entre os funcionários, Tigre incentivou a criatividade, a aceitação a mudanças, as amizades e interesses mútuos.

5) Distinga, entre as variáveis adotadas, aquelas que podem ser consideradas fatores higiênicos e fatores motivacionais, segundo Herzberg.

Fatores Higiênicos: São os fatores que levam à insatisfação profissional, no caso da Alpargatas, como política antiquada de administração, ambiente de trabalho sem descontração gerando conflitos, relacionamentos interpessoais que não fossem única e exclusivamente relacionado são trabalho. Fatores Motivacionais: São os fatores que levam a motivação e satisfação profissional, no caso da Alpargatas, como a divisão as operações em departamentos, a delegação de tarefas fazendo com que mais pessoas tomassem decisões e a responsabilidade não ficasse centralizada, incentivar a criatividade dos funcionários, valorizar o capital humano, relações simples e

R.: A excessiva formalização da empresa era responsável pela existência de equipes pouco unidas. Os membros estavam ligados apenas pelas tarefas e pela autoridade e hierarquia que as regiam, amizades e interesses compartilhados eram postos de lado e tais células de trabalho funcionavam de maneira burocratizada. Isso gerava um ambiente muito “pesado” sem descontração alguma, o que abria espaço para eventuais conflitos entre superiores e subordinados.

Impacto – Reduzir custos, e diminuir a resistência às mudanças, o nº total de funcionários caiu de 14.500 em 1997 para 10.500. Tigre incentivou ainda entre os funcionários a aceitação de mudanças e a criatividade. Nesse novo contexto, antigos funcionários, principalmente do alto escalão, não aceitaram as mudanças implementadas por Tigre. Em consequência disso 60% dos funcionários nesse nível hierárquico abandonaram a Alpargatas.

4) Quais formam os principais desafios enfrentados por Fernando Tigre ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas?

R.: Uma das medidas tomadas foi diminuir a resistência a mudanças, aceitação a criatividade, tendo isso como a nova mentalidade da Alpargatas, dar mais atenção ao mercado e ao gosto dos consumidores, produzindo produtos personalizados com objetivo de alavancar as vendas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com