TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as características que determinam o ativo?

Relatório de pesquisa: Quais são as características que determinam o ativo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 3

1. Quais são as características que definem um ativo? Explique-as e Identifique aquela que a Teoria da Contabilidade considera fundamental para caracterizar um ativo adequadamente.

O Ativo pode ser caracterizado como sendo todos os bens, direitos e demais recursos controlados pela entidade, sendo eles gerados de fatores acontecidos, podendo ser utilizados como geradores de benefícios econômicos futuros.

• Propriedade ou posse de controle

• Direito exclusivo

• Expectativas de benefícios futuros

2. Certa empresa assinou um contrato de fornecimento a longo prazo, pelo qual se compromete a entregar, a partir do próximo mês, após a data de assinatura do contrato, mercadorias durante seis meses, no valor de venda de R$ 500.0000,00 mensais. De modo geral, como trataria contabilmente o assunto? Por quê?

A empresa cujo regime adotado seja o Regime de Competência irá registrar o documento dentro do mês em que a empresa adquiriu os produtos, mês da ocorrência, e o pagamento será lançado quando efetuar a quitação das parcelas. Vale informar que estamos falando de NF de venda com entrega de mercadoria, onde serão registrados na contabilidade dentro do estoque no Ativo e dentro da conta Fornecedores no passivo o valor da aquisição. Apenas no pagamento do fornecedor que será lançado, quando existir o real pagamento.

Para lançamentos onde ocorre simples faturamento para antecipação de pagamento, deve ser lançado como adiantamento de fornecedores, e no momento da entrega da mercadoria, deverá ser feito lançamento para diminuir a conta adiantamento de fornecedores.

3. Diferencie Reservas de Provisões. Em seguida, explique onde cada um desses grupos é registrado: Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido? Exemplifique.

Reservas é a diferença entre o Capital e o Patrimônio Líquido, advindos de valores inseridos pelos sócios ou acionistas, sejam eles em espécie para serem integralizados ao ativo da empresa ou originados de lucros acumulados que não foram distribuídos aos sócios ou acionistas e que serão inseridos no Patrimônio Líquido. Como exemplo, após a empresa apurar um lucro final de 80.000,00, seus sócios com partes iguais resolvem entre si distribuir apenas 40.000,00, ficando os demais 40.000,00 de reservas onde serão lançados no Patrimônio Liquido.

Provisões são despesas que serão ocorridas em um período ou momento seguinte, com valores certos, para que a empresa possa se programar através do desembolso ainda a ser efetivado, tais como alugueis, imposto de renda retido na fonte, 13º salário. Seu lançamento como se trata de uma obrigação a ser cumprida, será lançado no Passivo.

4. Segundo a Lei nº 11.638/2007, a composição do Patrimônio Líquido foi alterada. Identifique essa (s) alteração (ões) e esboce como ficaria essa composição após a Lei nº 11.638/2007.

O grande intuito observado é a normatização dos padrões contábeis internacionais e a transparência de informações contábeis das atividades das empresas no país.

Com a lei, houve alterações na composição do Patrimônio Líquido, tais como:

Permanência apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com