TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as diferenças na aplicabilidade desses padrões?

Tese: Quais são as diferenças na aplicabilidade desses padrões?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Tese  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

1)Quais são as diferenças em relação à aplicabilidade dessas normas?

• Norma constitucional de eficácia plena: é uma norma que no momento em que ela entra em vigor seu efeito é imediato sem precisar de regulamentação do legislador e ela tem aplicabilidade direta e integral e são capazes de produzir efeitos de imediato independente de norma infraconstitucional.

• Norma constitucional de eficácia contida: não precisa ser regulada pelo legislador ordinário, mas precisa de regulamentação para legislar a respeito do regulamento da norma criando assim limitações no alcance desta norma. Sua aplicabilidade também é direta e imediata.

• Norma constitucional de eficácia limitada: sua aplicabilidade se da de forma indireta e mediata, ou seja, depende de regulamentação para produzir efeito.

Quanto as suas diferenças elas se dão pelo fato de que a eficácia plena é de ação imediata e integral, a eficácia contida tem ação imediata, mas precisa de regulamentação para que possa fazer efeito. Já a eficácia limitada vai sempre precisar de regulamentação para que seus efeitos possa ser sentido.

2)Identificar na Constituição Federal um exemplo de cada tipo de norma quanto a sua aplicabilidade, quais sejam: eficácia plena, contida e limitada. Justificar sua resposta.

• Norma de eficácia plena:

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

III - ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

Esta norma é escrita de forma clara e não pode ser contestada tendo que ser aplicada de forma imediata e integral ao caso concreto, sem condição para a sua aplicação e não pode ser restringida.

• Norma de eficácia contida:

VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;

XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

Pode ser aplicada imediatamente, mas não de forma integral produzindo efeitos de forma não abrangente.

• Norma de eficácia limitada:

Art. 88. A lei disporá sobre a criação e extinção de Ministérios e órgãos da administração pública. .

Art. 113. A lei disporá sobre a constituição, investidura, jurisdição, competência, garantias e condições de exercício dos órgãos da Justiça do Trabalho. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 24, de 1999)

Para possuir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com