TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os principais segmentos do setor de serviços no Brasil?

Tese: Quais são os principais segmentos do setor de serviços no Brasil?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

Quais os principais segmentos do setor de serviços no Brasil?

O setor é o de maior participação no produto e no emprego. Este setor envolve diferentes ramos na contabilidade nacional: transportes, comunicações, comércio, instituições financeiras, administrações públicas etc. A diversidade deste setor dificulta sua análise. Nele estão incluídos desde os grandes conglomerados financeiros, altamente capitalizados, com trabalhadores organizados em fortes sindicatos, até o comércio varejista, onde se diferenciam os grandes hipermercados e as quitandas de bairro. No setor de serviços incluem-se, portanto, tanto os segmentos de trabalhadores privilegiados, como aqueles informais que não encontram ocupação em outras áreas. Assim, uma análise única deste diferente universo pode levar a conclusões simplificadas que se afastam da realidade.

O setor serviços responde por mais de 50% do PIB. Quanto ao emprego, este setor respondia por 25,9% da força de trabalho empregada em 1950, 33,1% em 1960 crescendo

até atingir 54,4% em 1990.

O grande crescimento do emprego no setor serviços é uma característica natural do desenvolvimento econômico e aconteceu em todos os países no mundo. A questão, a saber, é se no estágio de desenvolvimento brasileiro a participação no setor serviços é adequada, ou se esta alta participação está sinalizando algum problema na estrutura produtiva da economia.

Quanto ao comportamento clínico do setor serviços é importante destacar que ele nunca é o carro-chefe da economia, mas tende a acompanhar o desempenho do setor dinâmico, seja este a agricultura ou a indústria.

“Quanto mais se produz, maior será a atividade do comércio; quando há uma retração do produto da economia, o comércio pára de vender e se retrai. Quando a economia está crescendo, mais agentes tendem a tomar emprestado para investir, antecipar consumo etc. Quanto maior a renda, maior tende a ser o turismo, a compra de seguros, a ida a cinemas, médicos etc. Percebe-se, portanto, que o setor serviços não determina o ciclo econômico, mas é por este determinado”. (GONÇALVES, 1994, p. 128)

Alguns autores atribuem o crescimento do setor serviços no Brasil às características do processo de industrialização do país e à estrutura agrária. Observou-se no período recente grande retração do emprego rural - em especial nas décadas de 70 e 80, fruto da modernização agrícola - que associada à concentração fundiária no Brasil levou um excedente de mão-de-obra rural sem ocupação, forçando o êxodo rural. A queda no emprego rural não foi acompanhada por um aumento equivalente do emprego

industrial, devido ao caráter capital intensivo do investimento industrial.

Neste contexto, o excedente de mão-de-obra não empregado no setor produtivo foi absorvido no setor serviços, que funcionou como um “colchão” ao desemprego, ocasionando um grande inchaço deste setor. Com o excedente de mão-de-obra, algumas características ocorrem:

* Baixa capitalização das atividades (intensivo em trabalho);

* Baixa remuneração da mão-de-obra;

* Situação de subemprego (desemprego disfarçado);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com