TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa acadêmica e análise da situação atual em um determinado segmento / setor de atividade, a fim de identificar oportunidades para abrir uma empresa que corresponda a habilidades e habilidades, bem como a experiência acadêmica

Seminário: Pesquisa acadêmica e análise da situação atual em um determinado segmento / setor de atividade, a fim de identificar oportunidades para abrir uma empresa que corresponda a habilidades e habilidades, bem como a experiência acadêmica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Seminário  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

Este desafio utiliza o método de pesquisa de campo para propiciar ao acadêmico percepção como se dá a atuação de um empreendedor durante o exercício profissional. O desafio propõem ao acadêmico o levantamento e a análise da situação atual de um determinado segmento/setor de atividade, a fim de identificar oportunidades visando abrir um empreendimento que esteja alinhado as competências e habilidades, bem como a experiência profissional do (a) acadêmico(a).

Durante a realização, o (a) acadêmico(a) vivenciará a aplicação do(s) conhecimento(s) da(s) disciplina(s) norteadora(s), de forma que terão a oportunidade de estruturar as premissas do Empreendedorismo (iniciativa empreendedora), de Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Ética nas Relações Humanas e Profissionais. Ao final, espera-se que as premissas das disciplinas estudadas durante o bimestre sirvam de base para a aprendizagem das demais disciplinas do Curso Superior de Tecnologia (CST). Espera-se, também, favorecer o desenvolvimento de competências profissionais para tomar decisões, atuar como consultor, captar e aplicar recursos, pensar criticamente e ter visão global do papel de um gestor em relação aos seus impactos no ser humano, na organização e na sociedade, e, ainda, despertar o exercício da cidadania, por meio de propostas que possam de alguma forma, beneficiar a comunidade em que está inserido.

Para realizá-lo, devem ser seguidos os passos descritos a seguir:

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA - EAD Online 6

PASSOS

I. Escolha um segmento / setor de atividade da economia de sua cidade (Indústria; Comércio; Prestação de Serviços e/ou do Terceiro Setor) para a realização do seu desafio profissional. Para essa escolha você deverá:

- Preencher o exercício nº 8 referente a “autoavalição de seu Perfil Empreendedor (Ambiente, Atitudes e Know How)”, constante no PLT da disciplina de Empreendedorismo – Página 41 – 43;

- Identifique e Avalie uma oportunidade no segmento escolhido, sempre aliando ao “Ambiente, Atitudes empreendedoras e Know How”. A identificação deverá responder as perguntas abaixo:

Quais as vantagens competitivas do empreendimento? Qual o retorno econômico que ela proporcionará? Para transformar a oportunidade detectada em negócio, qual estrutura será necessária? Qual é o conhecimento, organização e independência do empreendedor? Quanto maior o domínio de um empreendedor sobre um ramo de negócio, maior será sua chance de êxito. Qual é a disposição do empreendedor em assumir riscos? Qual é o comprometimento do idealizador (empreendedor)?

Arriscar conscientemente é ter coragem de enfrentar desafios, de tentar um novo empreendimento, de buscar, por si só, os melhores caminhos.

Obs.: utilize a Figura 3.1 – Critérios para avaliar oportunidades, constante no PLT –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com