TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Importância Da Segmentação Dos Gastos Da Empresa Em Categorias De Compra?

Casos: Qual A Importância Da Segmentação Dos Gastos Da Empresa Em Categorias De Compra?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a importância da segmentação dos gastos da empresa em Categorias de Compra?

De que forma os gastos com estas categorias impactam o resultado do negócio?

Um dos grandes pontos discutidos durante as aulas foi a importância da cultura dos departamentos de compra de “transacional”para “estratégico”. Uma das mudanças que esta cultura gera é a maneira como as compras são tratadas. A compra deixa de ser tratada igualmente (compra é compra não importa o que seja) para compras segmentadas onde são estabelecidos critérios de avaliação para adoção de abordagens de acordo com mercado.

A segmentação proporciona aos seus gestores a oportunidade de ter o foco nas características do produto ou serviço à ser contratado, e também conhecer o mercado fornecedor, conhecendo sua cadeia produtiva. Com base nesta coleta de informações (demanda-oferta) o gestor é capaz de executar as melhores estratégias de fornecimento para a categoria.

Segmentando, o gestor conseguirá priorizar quais estratégias ou Gestão deve ser tomada para cada categoria levando em consideração a complexidade do mercado e a criticidade da categoria.

Ao entender o processo de demanda-oferta dos produtos/serviços contratados, o gestor é capaz de diferenciar a abordagem que pode ser desde o foco no relacionamento (parceiro de longo prazo), até o foco na gestão de compras (itens de menor impacto – onde o gestor deve gastar o menor tempo possível em seu dia-a-dia).

Ao ter as categorias bem definidas, e o planejamento do relacionamento estabelecido, o gestor poderá avaliar as alavacas possíveis sejam elas técnicas ou comerciais e assim criar as hipóteses. Essas hipóteses s são os principais potenciais de economias geradas e qual a sua facilidade de implementação, uma vez identificadafica mais fácil a escolha de qual hipóteses deverão ser atacada (priorização) e qual a melhor maneira de executar o planejamento estratégico de abordagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com