TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a importância inicial e quando surgiu a sustentabilidade?

Por:   •  2/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

Qual a importância inicial e quando surgiu a sustentabilidade?

Jussara de Almeida

Sustentabilidade vem do termo sustentável, derivado do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar o cuidar.

As origens históricas para a criação do conceito da “Batalha”, homem x natureza aos problemas da sociedade industrial: entendendo mais sobre o caminho até a criação do conceito de sustentabilidade.

É importante estarmos consciente do conceito e práticas de sustentabilidade, para combater os problemas que não estão centrados apenas nas atitudes empresariais e governamentais, está relacionado também as nossas escolhas no nosso dia-a-dia. Tornou se comum vermos exemplos de catástrofes ambientais, essas conseqüências existem em também em razão do uso irracional e elevada do que nos é oferecido.

Através do que conceito sustentabilidade encontra se relacionado a vida de todos em vários âmbitos, ou seja, algo sistêmico. Isso põe em jogo a continuidade da sociedade humana as nossas atividades econômicas, os aspectos culturais, sociais, político e claramente que os ambientais em grande escala, podendo adotar novas práticas.

O conceito de desenvolvimento sustentável propõe o novo modo de vida que vem configurar a vida humana através de novas práticas e a sociedade vem satisfazer as necessidades expressando seu potencial.

Quando pensamos em sustentabilidade é pensar em direitos humanos. Os defensores da sustentabilidade são defensores dos direitos humanos.

A expressão Direitos Humanos é uma forma reduzida de falarmos os direitos fundamentais da pessoa humana. Portanto esses direitos são considerados fundamentais porque sem eles a pessoa humana não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida. Todos os seres humanos devem ser garantidos, desde o nascimento, as possibilidades mínimas necessárias para se tornarem úteis à humanidade, como também devem ter a condições de receber os benefícios que a vida em sociedade pode oferecer. Esse conjunto de condições e de possibilidades associado às características naturais dos seres humanos, a capacidade natural de cada pessoa e os meios de que a pessoa pode significar como resultado da organização social. É a esse conjunto que se dá nome de direitos humanos.

Pois, os direitos humanos são universais e indivisíveis, falar do termo sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável muito importante, os problemas ambientais estão estão aumentando a cada dia mais, estão afetando a qualidade de vida do homem.

Portanto a maioria das causas dos problemas ambientais estão no crescimento populacional no uso insustentável e pouco eficiente de recursos, na pobreza e a falta de inclusão dos custos ambientais do uso dos recursos nos preços de mercado de bens e serviços.

Necessita-se de planejamento para o desenvolvimento sustentável e da participação de todas as esferas mundial, devemos ser conscientes e compreender que os recursos naturais podem acabar e seu uso consciente é fundamental para nossa vida e das futuras gerações.

A ideia de desenvolvimento sustentável surgiu a partir do conceito de ecodesenvolvimento, apresentado durante a primeira conferência das Nações Unidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com