TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Surgiu E Paraque Serve O Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: Como Surgiu E Paraque Serve O Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2012  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  2.122 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

KELLY COSTA DE ANDRADE

Trabalho do Estágio Curricular Obrigatório

Disciplina de Estágio Supervisionado II

Curso de Serviço Social

Marabá - PA

2012

KELLY COSTA DE ANDRADE

PROJETO DE AÇÃO

PREVENÇÃO DE DROGAS DENTRO DO PROGRAMA PROJOVEM ADOLESCENTE

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social Bacharelado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: de Estágio Curricular Obrigatório.

Profª. Andarly Rosana Moreira Goes

Marabá - PA

2012

1. APRESENTAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Itupiranga, através da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, em parceria com o governo federal implantou o projeto CRAS, localizado na Travessa Santarém S/N no Bairro Mutirão-Cidade de Itupiranga-Pa, cuja territorialidade abrange toda a área do núcleo Santa Rita de Cássia (Mutirão) Portelinha, Vitória, Vila Santa Terezinha, e Vila José Carmelino.

O CRAS oferece serviços e programas as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e pessoal. Neste sentido o CRAS possui os seguintes programas e projetos:

- Serviço de Proteção e Atendimento á Família- PAIF;

- Projovem Adolescente;

- Programa do Leite;

- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

O Programa Projovem Adolescente visa assegurar um atendimento integral e contínuo aos jovens dos 15 aos 17 anos de idade. Onde integra a Política Nacional de Assistência Social – PNAS, política pública de proteção social de caráter universalizante, onde se materializa pelo Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

Através do serviço socioeducativo, a convivência social como um dos eixos estruturantes do programa vincula-se o jovem a sociedade através do incentivo ao estudo permanente, a ampliação às políticas públicas, o fortalecimento de sua autonomia e o estímulo ao seu protagonismo social.

E um dos grandes desafios do Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS Portelinha é manter os jovens do programa livre das drogas.

2. JUSTIFICATIVA

O Projovem Adolescente é um programa do Governo Federal implantado através do (MDS) Ministério de Desenvolvimento Social e Combate á Fome, desenvolvido através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), programa este que contempla adolescentes de 15 a 17 anos de idade com atividades socioeducativas com o acompanhamento realizado pelas orientadoras social, e a equipe do Serviço de Atendimento Integral á Família (PAIF).

Através das atividades socioeducativas e o acompanhamento da equipe do PAIF será possível desenvolver um debate com os adolescentes a cerca do uso de drogas.

O funcionamento do programa no CRAS-Portelinha e as atividades desenvolvidas no mesmo, no que tange neste contexto, possibilita a reflexão do adolescente a cerca do futuro, na vida adulta, analisando principalmente seu contexto familiar e social dentro da cidade em que vive. O trabalho com esses jovens justifica-se intervir nas situações de vulnerabilidades, prevenir os riscos sociais e de fragilização, como por exemplo, o uso de substâncias entorpecentes.

O diálogo interdisciplinar e intersetorial em relação à saúde tem permitido atualmente a construção de novas perspectivas de atuação em diversas áreas, entre elas a prevenção na adolescência (Jeolás & Ferrari, 2003).

3. OBJETIVOS:

3.1 - Objetivo Geral:

Promover um debate com os adolescentes do Projovem a cerca do uso de substancias entorpecentes.

3.2 - Objetivos Específicos:

- Explorar o que é pensado sobre droga e como essa relação é tratada em casa.

- Abrir espaço para discursão sobre o tema.

- Possibilitar um pensamento crítico reflexivo a cerca desta temática.

4. PÚBLICO ALVO:

Adolescentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com