TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a interação social existente na vida cotidiana deste século?

Projeto de pesquisa: Qual a interação social existente na vida cotidiana deste século?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 8

• INTRODUÇÃO

Falaremos sobre a sociedade em que vivemos, suas diferenças, culturas sociais dentro e fora de uma organização, assim como a exploração do meio ambiente e como isto nos afeta.

• Desenvolvimento

Ao presente tema, como a vida das pessoas em sociedade, os impactos que sofrem ao decorrer do tempo com as transformações sociais que vem se agravando problemas mundiais, são o foco deste trabalho elaborado, tentando transparecer tópico exposto.

• Cultura / Indivíduo e Sociedade

Cada ser humano ao nascer e ao decorrer do seu crescimento vem hereditariamente com sua própria cultura. E com a junção de diferentes cultura forma-se uma sociedade,na qual os indivíduos se socializam com suas diferentes culturas e resolvendo conflitos imposto por estas.

Na sociedade com todas suas diferenças e contrastes, nem sempre pode se dizer que o indivíduo é sempre sociável, pois com essas diferentes culturas há sempre conflitos presentes.

No convívio na vida social por meio da família o indivíduo procura se identificar, e com esta relação atende suas próprias necessidades como educação, por exemplo, tornando-se influente em seu convívio.

Tudo que há coletividade torna-se mais complicado o convívio, pois o cada um procura de certa forma uma prática aceita para se destacar das demais, tornando-se competitivas, e visivelmente notadas na sociedade principalmente no aspecto material, onde se tornam pessoas excessivamente consumistas materialmente e dando força ao sistema capitalista atual, onde a procura desse consumo é extremo.

Neste caso essa sociedade dividida em classe ajuda esse crescimento do sistema capitalista através do trabalho, sendo uma troca pelo salário, que o indivíduo gasta mais do que se recebe (mais valia) e o mundo capitalista com esse consumo contínuo acumula o capital (lucro) deixando evidente seu poder.

Segundo o pensador Karl Max, relata que o bem estar da sociedade está em segundo plano, e a sociedade capitas lista acumulando bens materiais e serviços, havendo uma supervalorização no seu ciclo.

Contudo, pose se concluir que a sociedade através da mais-valia, proporciona a cada dia uma decadência na sua qualidade de vida e uma dependência no seu consumo incessante.

• Trabalho / Consumo e Sociedade

Qual a interação social é existente no cotidiano da idade atual?

No filme classe operária, o comportamento do personagem Lulu em relação ao trabalho, que traz um impacto social no cotidiano da vida das pessoas, onde "tempo é dinheiro”, e que o ser humano esquece a cada dia suas necessidades em prol do trabalho, onde muitas vezes nem sabe a verdadeira importância desse trabalho, onde se desencadeia uma série de problemas em torno de si, tornando-se uma pessoa "maquina" e sem convívio nenhum com as pessoas a seu redor.

Neste filme, também conta-se de uma forma objetiva e clara o real mundo capitalista, onde mostra a precariedade do serviço do trabalhador para a se obter as metas, desvalorização da mão-de-obra além da saúde em risco, do operário.

A conversa na qual Lulu tem com o ex-operário, que este está no hospício decorrente sua vem na fábrica, deixa ainda evidente que este sistema aos poucos vai mudando a vida das pessoas e aos poucos vai sendo destruída a cabeça, faz greve, como cita, e que aos poucos é fisicamente e mentalmente.

“Os pobres ficam loucos porque tem pouco, e os ricos ficam loucos porque tem demais” (Militem).

E assim como o operário Lulu, conseguiu impor sua opinião em relação ao seu trabalho, mesmo perdendo seu emprego e posteriormente sendo admitidos, todos gostaríamos de também impor condições de trabalho onde os trabalhadores fossem ouvidos e tratados como acima de qualquer coisa humanos, que seu trabalho é uma forma de sobrevivência e que para isso também seja levado em consideração sem afetar nem uma parte nem a outra, na qual essa troca seja continuamente justa.

Filme Classe operária

• Desigualdade Social

Pode se dizer que Desigualdade social é o mesmo que estratificação social, pois ambas se separam com determinados grupos de indivíduo que apresentam características semelhantes, como o branco e negro, o rico e o pobre, o protestante e o católico, entre outros.

Na estratificação pode ser de três tipos: A ECONÔMICA(por meio de bens materiais),ESTRATIFICAÇÃO POLÍTICA(pessoas influentes e não influentes na sociedade) e a ESTRATIFICAÇÃO PROFISSIONAL(por meio de cargos mais importantes atribuídos à pessoas da sociedade),e é por meio destas decorrentes estratificações sociais que se formam a desigualdade entre os indivíduos.

E dentro de todo esse contexto deixa evidente o mundo capitalizado, onde o que mais se destaca são justamente quem tem mais poder aquisitivo, que é o dominante.Um mundo totalmente capitalizado e com muita desigualdade entre as pessoas.

Vídeo extraído do youtube-Sociologia

4. Divergência social

A divergência social no mundo em que nos encontramos não é muito difícil de ser observados, nos deparamos ao redor de cada canto das grandes cidades pra presenciar esse fato evidente.

Segundo pesquisas os países que apresentam extrema pobreza, as altas taxas de mortalidade infantil é decorrentes a fome, onde crianças de família de extrema pobreza, não tem uma alimentação e nem uma saúde a ser oferecida.

Outro contraste evidente é a educação de qualidade, na qual escolas particulares tem um desempenho melhor do que as públicas, porquê as privadas dispõe de materiais e ferramentas individuais de última tecnologia, já as públicas dispõem a maioria das vezes no uso coletivo. E por fim a moradia que é também é um dos temas mais preocupantes da sociedade, onde muitas pessoas além de não terem moradia fixas, viver em barracos improvisados e de extremo risco, em muitas vezes submetidos a correrem risco de vida com a péssima qualidade de Vida, colocando em risco também a saúde, pois em muitos desses lugares que as pessoas vivem também não há saneamento de esgoto e água.

As diferenças não param por ai, existem inúmeras outros exemplos ocasionados pela divergência social e que se há em todo mundo sem exceção, porque todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com