TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual foi a riqueza para mercantilistas e fisicratas?

Seminário: Qual foi a riqueza para mercantilistas e fisicratas?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

1º: Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

MERCANTILISTA

Eles tinham a preocupação em cumular riquezas de uma nação e com o acumulo de metais preciosos, com isso adquiriram grande importância no mercado. Com isso a política mercantilista que era quem possuísse a maior quantidade de pedras preciosas teria mais poder e com isso acabou estimulando a maioria das guerras.

FISIOCRATAS

Eles afirmavam que a terra era fonte de riquezas para os homens, e acreditavam que a terra providência a divindade para a felicidade dos homens que podíamos usar da maneira que bem entendesse. Eles também encorajavam a agricultura para as pessoas viverem do cultivo e da vinda dos frutos da terra.

2º: Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?

Adam Smith.

Foi quem começo esta teoria econômica, definida com um conjunto sistematizado, com um corpo teórico próprio. Ele escreveu uma obra que mais se destacou “a riqueza das nações.” Em 1976, falava sobre um acordo sobre questões econômicas, contendo as leis de mercado e os aspectos monetários, e finaliza com recomendações políticas

3º: O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?

4º: Qual a principal diferença entre a lei de SAY e o principio KEYNESIANO da demanda efetiva?

Na lei SAY: relata que a “oferta cria sua própria procura” co o aumento da produção transformava em renda para os trabalhadores, que gastavam o dinheiro com outras mercadorias.

Já no principio KEYNESIANO fala que um dos principais fatores pelo aumento de emprego é o nível de produção nacional de uma economia e também pela demanda agregada ou efetiva, essa teoria KEYNESIANO era contraria da lei de SAY que era (oferta cria sua própria procura) onde se destaca a demanda agregada de bens de serviços.

5º: Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalista, pós- KEYNESIANO, marxista e institucionalistas.

Os monetaristas.

De uma maneira geral privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do estado.

Fiscalistas.

Recomendam o uso de políticas fiscais de ativas e acentuado grau de intervenção do estado.

Pós- KEYNELIANOS

Enfatizam o papel de especulação financeira e, defendem um papel ativo do estado na condução da atividade econômica.

Marxistas

A diferença entre o valor das mercadorias que os trabalhadores produzem em dado período de tempo e o valor da força de trabalho vendida aos empregadores capitalistas, que a contratam.

Institucionalistas

O comportamento humano na esfera econômica, e seja racionalmente dirigida e resulte do calcule de ganhos e perdas marginais. Considerando que as decisões econômicas das pessoas refletem muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com