TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que riqueza para mercantilistas e fisicratas?

Tese: Que riqueza para mercantilistas e fisicratas?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 4

Questões para revisão p. 29

1. Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

R. para os mercantilistas considerava -se que o governo de um país seria mais forte e poderoso. Quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos . Já os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o univeso fosse regido por leis naturais , absolutas , imutáveis e universais .

2. Quem foi mais destacados dos economistas clássicos ? Quais suas principais idéias?

R. Adam Smith. Smith advogava a idéia de que todos os agentes , em sua busca de lucrar o máximo , acabavam promovendo o bem-estar de toda a comunidade . Considerava -se que a causa da riqueza das nações é o trabalho humano e que um dos fatores decisivos para aumentar a produção é a divisão de trabalho . A idéia de Smith era clara . A produtividade decorre da divisão de trabalho , e essa , por sua vez , decorre da tendência inata da troca que , finalmente , é estimulada pela ampliação dos mercados e as iniciativas privadas para que a produtividade e a riqueza sejam incrementadas . Para Adam Smith o papel do Estado na economia deveria corresponder apenas à proteção da sociedade contra eventuais ataques e à criação e à manutenção de obras e instituição necessária , mas não à intervenção nas leis de mercado , consequentemente , na prática econômica .

3. O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?

R. o comércio entre países dependera das dotações relativas de fatores de produção. Ricardo , a partir de algumas generalizações e usando poucas variáveis estratégicas , produziu vários dos mais expressivos modelos de toda a história da ciência econômica , dessses derivando importantes implicações políticas . A maioria dos estudiosos considera que os estudos de Ricardo deram origem a duas correntes antagônicas : a corrente neoclássica , por suas abstrações simplificadoras e a corrente marxista , pela enfase dada à questão distributiva e aos aspectos sociais na repartição da renda da terra.

4. Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio Keynesiano da demanda efetiva?

R. a teoria econômica vigente acreditava que se tratava de um problema temporário,apesar de a crise estar durando alguns anos. A teoria geral de Keynes consegue mostrar que a combinação das políticas econômicas adotadas até então não funcionava adequadamente naquele novo contexto econômico , e aponta para solucões que poderiam tirar o mundo da recessão . Segundo pensamento Keynesiano um dos principais fatores responsável pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia , deteminado , por sua vez pela demanda agregada ou efetiva . Ou seja , sua teoria inverte o sentido da lei de Say ( a oferta cria sua própria procura ) ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.

5. Explique sucintamente as principais diferenças entre monetarista , ficalista , pós - Keynesianos , marxista e institucionalista.

R. monetarista estão associados à Universidade de Chicago e têm como economista de maior destaque Milton Friedman . De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com