TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é O Posicionamento Da Chefia Perante A Mudança De Paradigma

Exames: Qual é O Posicionamento Da Chefia Perante A Mudança De Paradigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  1.048 Visualizações

Página 1 de 3

Organizações de aprendizagem

O aprendizado e o desenvolvimento devem ser feios nas atividades do dia-a-dia para associar o que se aprende ao que se faz na pratica, e não ficar a mercê do acaso das oportunidades. As organizações bem-sucedidas estão se transformando em centros de aprendizagem que recebem o nome de organizações de aprendizagem, que aprendem através de seus membros

As cinco disciplinas

Peter Senge propõe cinco disciplinas de aprendizagem, que são: domínio pessoal disciplina de aspiração, modelos mentais disciplina de reflexão e questionamento, visão compartilhada disciplina coletiva sobre propósitos mútuos, aprendizagem de equipe disciplina de interação grupal e o pensamento sistêmico disciplina de aprendizagem.

A aprendizagem é a principal vantagem competitiva de uma organização, ela conduz a criatividade e inovação. A aprendizagem organizacional desenvolve os conhecimentos e habilidades que capacitam as pessoas a compreender e agir eficazmente nas organizações.

ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

A estratégia é o padrão ou plano que integra os objetivos globais de uma organização e as políticas a ações em um todo coerente. Quanto mais dinâmico e mutável o ambiente, mais necessário se torna a estratégia. Temos três orientações: escolas: empreendedora, de aprendizado e de configuração.

.Escola empreendedora

Coloca o processo de formação de estratégia no líder Maximo da organização o presidente. E enfatiza aspectos subjetivos como intuição, julgamento, experiência e critérios.O espírito do empreendedor é cultuado, pois focaliza oportunidades. Suas premissas básicas são: a estratégia existe na mente do líder como perspectiva, o líder promove a visão de maneira decidida e ate obsessiva, a organização é maleável.

Escola do aprendizado

O aprendizado funciona como foco na gestão de mudanças. O comportamento de aprendizagem funciona assim: agir primeiro, depois descobrir e selecionar o que funciona, e reter os comportamentos que parecem desejáveis. Suas premissas são: a formação da estratégia é um processo de aprendizado, em geral é o sistema coletivo que aprende, o aprendizado ocorre de maneira emergente, o papel da liderança é gerenciar o processo de aprendizado e as estratégias surgem como padrões do passado, depois como planos para o futuro e finalmente como guias do comportamento geral.

Escola de configuração Pressupõe que cada organização passa por estados de estabilidades seguidos por estados de rupturas. Suas premissas básicas são: a organização possui um tipo de configuração estável por certo período de tempo, os períodos de estabilidade são interrompidos por algum processo de transformação, a chave para a administração estratégica é sustentar a estabilidade,, o processo estratégico pode ser variado, e as estratégias resultantes adquirem a forma de planos, padrões, posições ou perspectivas.

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

A ética constitui o conjunto de valores ou princípios morais que definem o certo ou errado para uma pessoa, grupo ou organização. Em termos amplos, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com