TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a importante oferta e demanda de formação de preços?

Tese: Qual é a importante oferta e demanda de formação de preços?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Tese  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Qual a importante proposta da oferta e da demanda na formação do preço?

A Lei da Oferta e Demanda é considerada como um dos princípios básicos, aliás quase um sinônimo, da teoria econômica. O desejo dos indivíduos determinará a magnitude da demanda e a produção das empresas determinará a magnitude da oferta. O equilíbrio entre demanda e a oferta será sempre atingido pela flutuação do preço.

A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços. Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço. A estabilização da relação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, a uma estabilização do preço. Uma possível concorrência, por exemplo, pode desequilibrar essas relações, provocando alterações de preço.

No gráfico a seguir mostra a questão do equilibrio e estabilização sobre o preço:

Agente Econômico

Um agente econômico é qualquer entidade que pertence e atua num determinado sistema econômico. Pode ser uma pessoa, tomada individualmente, ou uma pessoa coletiva – (empresa, cooperativa, órgão governamental, etc.

Os agentes econôminos são:

As Famílias – que têm o objetivo de satisfazer suas necessidades;

As Empresas – que têm o objetivo de maximizar seus lucros;

O Governo – que tem o objetivo de ampliar o bem-estar social.

De que forma o aumento da demanda afeta o custo logístico das organizações sobre o aumento de 5% no combustível em 2014?

As recentes e crescentes dificuldades para a garantia do abastecimento de derivados de petróleo no Brasil suscitam a busca de soluções de curto e longo prazo, as quais dependem de investimentos e incentivos visando à ampliação da oferta, à redução da demanda e à à otimização da infraestrutura de logística. Ademais, os cenários que preconizavam expectativas de autossuficiência, e mesmo de exportação de derivados, no horizonte de 2020, parecem definitivamente ultrapassados. Ao contrário, a dependência das importações tem se ampliado e gerado efeitos perversos sobre a balança comercial do país.

Tais dificuldades revelaram, ainda, que parte significativa do problema de abastecimento tem raízes em fatores que caracterizaram a recente evolução do comportamento da demanda de combustíveis e derivados no Brasil. Alguns desses fatores são largamente conhecidos, outros merecem ser melhor investigados, a fim de se garantir a segurança do abastecimento. Uma primeira análise desse conjunto de fatores é tema da seção 2 deste informe, que destaca os traços marcantes da evolução da demanda ao longo da última década.

A terceira seção dedica-se à avaliação das perspectivas de evolução da oferta de derivados até 2020. Além de uma breve apresentação do cenário atual da produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com