TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a relação entre educação e liberdade?

Tese: Qual é a relação entre educação e liberdade?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Tese  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

EDU-UERJ – Pedagogia / CEDERJ

Polo: Paracambi

Disciplina: Língua Portuguesa Instrumental

Avaliação a Distância 2

Data:

Aluno/a:

Quais são as relações entre educação e liberdade?

A palavra educação nos remete a um patamar de conhecimento, respeito e liberdade, e deve primeiramente ser instrumentalizada dentro dos lares, em seguida, pela escola que têm por finalidade ensinar. Cabendo ao Estado a responsabilidade de investir em educação de qualidade para todos, no intuito de formar futuros cidadãos, conscientes de seu papel na sociedade e de sua influência na vida cultural, social e política de uma nação.

Vivemos em um país onde somos livres para nos expressar e, embora tenhamos tal liberdade, ainda somos obrigados a comparecer às urnas para escolher os nossos governantes, o que não é muito coerente. Bom, pelo menos podemos escolher o nosso credo, a nossa sexualidade, quantos filhos queremos ter e, até mesmo, a pessoa com quem iremos nos casar. Em outros países essa realidade é bem diferente da nossa, e muitas das pessoas que insistem em descumprir essas normas são condenadas à morte. É difícil pensar que, em pleno século XXI, ainda ouvimos esse tipo de noticiário desumano, onde o indivíduo têm seus direitos de escolhas negados, e olha que estamos falando de países de primeiro mundo, onde a educação está em patamares bem mais elevados, comparados aos nossos. Tudo isso nos leva a pensar que, o homem consegue usar a inteligência para criar tecnologias de última geração, pisar na lua, inventar as bombas, fazer a guerra, mas ainda não aprendeu a respeitar o outro.

Não se pode falar de educação sem pensar em liberdade. Pois somos educados com o objetivo de nos libertar de nossos medos, fracassos e preconceitos. Contribuindo para uma sociedade mais justa e comprometida. Com um olhar voltado para um futuro melhor, onde os ideais de um povo não devem ser ignorados, ainda que pareça uma “Utopia”. E que acima de tudo, prevaleça o respeito mútuo e a liberdade de expressão para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com