TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o problema da pesquisa?

Tese: Qual é o problema da pesquisa?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Tese  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

O que é um problema de pesquisa?

Segundo Ander-Egg (1978:28) pesquisa é um “procedimento reflexivo sistemático, controlado e critico que permitem descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo de conhecimento”. Portanto a pesquisa é o procedimento que adotamos para se conhecer a realidade ou ter um maior conhecimento daquilo que se quer ter certeza.

De acordo com Marconi e Lakatos (2010), um projeto de pesquisa compreende seis passos que podem ser seleção do tópico, definição do problema, levantamento de hipóteses, coleta de dados, analise dos dados e a conclusão dos fatos.

Formulação do problema

Ainda segundo Marconi e Lakatos (2010) o problema pode ser considerado como uma dificuldade para o qual se deve achar uma solução. O problema deve ser definido com clareza e objetividade para assim facilitar a colocação de possíveis soluções.

A caracterização do problema define e identifica o assunto em estudo, ou seja, um problema muito abrangente torna a pesquisa mais complexa: quando em delimitada, simplifica e facilita a maneira de conduzir a investigação (Marinho, 1980:55),

Para Marconi e Lakatos (2010) quando se há uma clareza dos fatos do problema pode se ter uma facilidade maior para se achar as possíveis soluções. Quando o problema não este muito definido pode se exigir um estudo maior. E esse estudo é um processo continuo de levantamento de hipóteses.

Segundo Marconi e Lakatos (2010) para que o problema seja considerado passível de estudo é importante observar se ele é:

Viável; pode ser resolvido;

Relevante; traz conhecimento novo.

Novo; se é um assunto que desperta interesse.

Oportuno; se atende a interesses particulares e gerais.

Exequibilidade; se há uma conclusão válida.

Tipos de problemas

Pode se ter quatro tipos de problemas de acordo com Pardinas (1977:121-125)

Problemas de Estudo Acadêmicos. Estudo de caráter informativo

Problemas de Informação; coletas de dados dentro de um assunto observado.

Problemas de ação; Campos de ação; onde determinados conhecimentos são aplicados com certeza.

Investigação Pura e Aplicada. Estuda um problema relativo ao conhecimento cientifico onde é aplicado.

Nem todo problema é de natureza cientifica, um problema pode ser de natureza cientifica quando envolve variáveis que podem ser testadas e manipuladas. Varias são as razões para se formular um problema que podem ser de ordem pratica ou intelectual. ( Puc- rio..2012)

Ainda de acordo com Puc- Rio (2012) Problema de ordem pratica são aqueles que são de natureza comum, que servem para resolver questões do dia a dia como, por exemplo: uma empresa do ramo de cosméticos deseja saber o perfil de seus consumidores para lançar um produto novo.

Para Puc-Rio(2012) problemas de ordem intelectual são aqueles que estudam assuntos menos conhecidos que necessitam de um estudo mais amplo como, por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com