TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é sua visão de mundо

Artigo: Qual é sua visão de mundо. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Artigo  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Capitulo 01 – Visão de Mundo

A visão de mundo é a maneira pela qual as pessoas interpretam o mundo em que vivem. É aprendida ao longo da vida e pode ser modificada por meio do conhecimento. Isso significa que não existe um modo único de compreendê-lo, basta relembrar os grandes pensadores da humanidade, como Sócrates, Platão, Aristóteles, kant, Max, Weber e vários outros, que sempre questionavam o mundo sob pontos de vistas diferentes.

É muito importante ter a consciência de qual é a sua própria visão de mundo, bem como aperfeiçoá-la sempre, porque a forma como agimos depende, em boa parte, da maneira como pensamos.

É bem provável que quanto maior a cultura e o conhecimento do indivíduo, mais abrangente e clara seja sua visão sobre o mundo. Mas de qual mundo estamos falando? De um mundo que está em constante mudança e que requer das pessoas mais do que informação e conhecimento, requer que o ser humano saiba o que fazer com o conhecimento e tenha novas atitudes.

A mudança está cada vez mais acelerada e foi alavancada pela era industrial, quando a forca física do homem foi substituída pela máquina. Mais recentemente, são as tecnologias da informação e da comunicação (revolução tecnológica) que cumprem o papel de disparar as mudanças e de nos fazer repensar as relações entre as pessoas (interpessoais).

Foram atribuídos aos homens novos papéis: de criação, de aprender sempre, de iniciativa, de flexibilidade, de ética na convivência, de respeito a si, ao outro e ao meio ambiente, de versatilidade na busca de soluções para os desafios. Isto pode ser resumido pelos Pilares da Educação propostos pela Unesco, que são: saber ser, saber aprender, saber conviver e saber fazer. É por meio da educação que os seres humanos conseguirão ler e traduzir esse novo mundo, além de se capacitar para responder corretamente a ele.

Como declara Silva (1996) entender o mundo, relacionar-se com os outros, transformar a si mesmo e a realidade são os maiores desafios da nossa existência.

Vivemos um momento de transição da sociedade do conhecimento para a sociedade da sabedoria ou consciência, na qual novos valores são importantes, como por exemplo, o resgate da espiritualidade, entendida como a “conduta das pessoas no caminho do bem e da prosperidade com ética, e da ajuda mútua independentemente de crenças” (Huppes e Oliveira, 2008).

Para finalizar, quando as pessoas evoluem moralmente, o que é possível uma vez que moral e ética são adquiridas ao longo da vida, sua consciência, visão crítica e posicionamento sobre as coisas aperfeiçoam-se e, em conseqüência, a responsabilidade pessoal também (Vazquez, 2002). A partir do momento que você esta consciente de algo, se torna automaticamente responsável por ele. Qual é sua visão de mundo?

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »