TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade Total

Monografias: Qualidade Total. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 4

TQC: CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL

TQC – Total Quality Control / Controle da Qualidade Total: modelo gerencial desenvolvido no Japão após a II Guerra Mundial, visando a criação de condições internas que garantam a sobrevivência das organizações a longo prazo.

Objetivo de uma Empresa: contribuir para a satisfação das pessoas.

A partir da década de 70 as empresas japonesas ganham o mercado internacional, com produtos de alta qualidade e preços competitivos, tornando-se a 2ª Economia Mundial, só superada pelos EUA, mesmo após destruição de seu parque industrial e, principalmente, ser um País sem recursos naturais. Isto mostra o potencial estratégico do modelo gerencial TQC como fonte de competitividade empresarial.

O mundo inteiro voltou, então, sua atenção para o TQC: o que era e como poderia ser copiado. O Governo do Brasil e o Banco Mundial, em 1986, formaram uma equipe de estudiosos, incluindo o Prof. Vicente Falconi Campos, para o estudo do TQC. Só a partir do início da década de 90 (40 anos após o Japão ter iniciado sua reestruturação industrial através de um novo modelo gerencial), o Movimento da Qualidade foi iniciado no Brasil.

SIGNIFICADO DO TQC – CONTROLAR uma organização significa:

1. detectar quais foram os fins, efeitos ou resultados NÃO ALCANÇADOS (os PROBLEMAS da Organização!);

2. analisar estes maus resultados, buscando identificar suas causas;

3. atuar sobre estas causas de tal modo que as mesmas não mais voltem a ocorrer (melhorar os resultados).

CONTROLE DE PROCESSO

Processo: é um conjunto de causas (que provoca um ou mais efeitos). Sempre que algo ocorre (efeito, fim, resultado) existe um conjunto de causa (meios) que podem ter influenciado o mesmo. É importante SEPARAR as CAUSAS de seus Efeitos: (Diagrama de causa e efeito).

O que é um PROBLEMA? É um resultado indesejável de um processo!

Qual é o seu maior problema? Meu maior problema, sem dúvida, é falta de pessoal!!! (???). Faça o teste: ter mais empregados é um resultado esperado de seu setor/processo? Falta de pessoal poderá ser (caso seja comprovado através de fatos e dados!) uma das causas de um problema (baixa produção, por exemplo).

Uma Empresa é um grande processo, constituído por inúmeros processos menores. Este conceito de divisibilidade de um processo permite o controle sistemático de cada um deles separadamente: controlando-se os processos menores é possível localizar mais facilmente o problema e atuar prontamente sobre sua causa.

O controle de processo é a essência do gerenciamento em todos os níveis hierárquicos da Empresa, desde o Presidente até os operadores: cada um cuida de seus processos específicos.

Melhoria Contínua:: a Empresa pode ser continuamente melhorada – não existe fim para o processo de melhorias, exercido por todos a partir da eficaz gestão de seus processos.

Esta conscientização representa uma Mudança de Comportamento: mudança na maneira de pensar e agir.

Análise de Processo: insumos / processo de transformação / saídas / subsistemas de controle e influências (internas e externas. Identificação de pontos forte e pontos para melhorias – ação para eliminar pontos fracos.

CARACTERÍSTICAS DO TQC

 participação de todos os setores da Empresa e de todos os empregados no estudo e na condução do controle da qualidade;

 buscar sempre a melhoria contínua: identificando os problemas, suas causas e atuando para eliminá-las;

 falar, raciocinar e decidir sempre com base em dados e fatos comprovados e não com base na experiência, bom senso, intuição ou coragem;

 buscar a motivação do pessoal via programas de desenvolvimento: crescimento do ser humano.

Método de Controle de Processo - Ciclo PDCA: Plan / Do / Check / ActionPlanejamento – P

Estabelecer metas sobre os itens de controle;

Definir como atingir as metas estabelecidas;

Identificar os recursos necessários;

Execução – D Execução das tarefas como prevista no planejamento;

Coleta de dados das tarefas/processos: monitoramento dos resultados;

Nesta fase é essencial o treinamento para a correta realização das tarefas;

Verificação – C A partir dos dados coletados durante a execução, comparar os resultados alcançados com a meta planejada;

Atuação corretiva – A

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com