TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quantificação Das Proteínas Através Da Reação Com Biureto

Casos: Quantificação Das Proteínas Através Da Reação Com Biureto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 3

PUBLICAÇÕES

REVISTA BRASIL NUCLEAR

Ano 19, NÚMERO 40, 18 de Maio de 2013

Continuidade e alinhamento

Esta edição da Brasil Nuclear comemora os 30 anos de fundação da Aben. A trajetória da entidade criada em 7 de dezembro de 1982 por um grupo de profissionais do setor nuclear é traçada nas páginas do especial, através dos depoimentos dos seus ex-presidentes. Suas palavras registram as dificuldades e conquistas que marcaram três décadas de trabalho em defesa de uma indústria nuclear estabelecida no Brasil e do desenvolvimento tecnológico autônomo.

Mas, ainda há muito a fazer. Por isso, ao lado da justa e necessária comemoração, a Aben, como representante da comunidade nuclear, considera ser seu dever apontar os muitos problemas enfrentados pelo setor e apresentar algumas contribuições para seu equacionamento.

Acreditamos que a origem desses problemas reside na falta de um planejamento integrado, uma vez que a aguardada e indispensável reestruturação do Programa Nuclear Brasileiro ainda não se concretizou.

Segundo nossa avaliação, a reestruturação da área nuclear deve considerar as condições para o desenvolvimento da tecnologia nuclear autônoma. Para isso, as propostas devem prever os papéis de cada uma das instituições da área e preservar o conhecimento já adquirido. Isso somente será possível se houver um planejamento prévio do processo, procurando melhorar os aspectos positivos já existentes e evitando que as mudanças criem situações que dificultem o desenvolvimento do programa nuclear em andamento. Dois componentes devem ser considerados como fundamentais em qualquer proposta: continuidade e alinhamento.

Consideramos necessária a definição de uma Política Nacional de Energia Nuclear que contemple as expectativas de demanda para o setor em um horizonte mínimo de 20 anos, de forma a permitir a necessária adaptação de cada uma das instituições participantes ao longo do tempo e evitando que o desequilíbrio em favor de um dos atores institucionais ponha em risco o esforço dos demais participantes.

Mais do que qualquer outro programa de governo, o Programa Nuclear Brasileiro tem sofrido ao longo de sua existência com o fluxo intermitente de recursos, função dos diferentes níveis de prioridade dados a ele desde seu início na década de 50. Essa inconstância fez com que muitos empreendimentos fossem interrompidos e depois retomados, aumentando o custo financeiro final e dificultando a manutenção dos recursos humanos e das próprias instalações envolvidas. Por isso, a formulação de um planejamento financeiro realista e a manutenção de seu desembolso ao longo dos anos mostra-se fundamental para garantir que as atividades possam ser desenvolvidas com maior eficiência e com menor custo para o País. Também é importante que se dê continuidade à proposta de criação de uma agência reguladora para as atividades do setor nuclear nacional.

Um dos problemas mais graves gerados pela falta de continuidade do Programa Nuclear é a defasagem na reposição de recursos humanos para as diversas organizações que dele participam. Hoje, os especialistas do setor nuclear têm uma média de idade superior a 50 anos. Desta forma, o conhecimento adquirido pelos profissionais no decorrer dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com