TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quanto custa um empregado no Brasil?

Resenha: Quanto custa um empregado no Brasil?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Resenha  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  313 Visualizações

Quanto custa um funcionário no brasil?

No Brasil, quando uma empresa contrata um funcionário, o valor dos encargos sociais é superior ao dobro da remuneração fixa, chegando em até 120% e uma das consequências é a preferência de muitas empresas pela contratação de pessoas jurídicas.

Com a contratação de pessoas jurídicas, a empresa tem complexidade e não precisar ficar atualizando a CLT do trabalhador. Hoje pequenas e medias empresas respondem pela mesma legislação das multinacionais, elas representa 98% das empresas no Brasil e no mundo, são responsáveis por 70% das oportunidades de trabalho e renda.

Outro ponto e a inversão do ônus, o empregado pode alegar qualquer coisa e a empresa tem que provar o contrário. A quitação geral, quando da rescisão do contrato de trabalho, também pode ser questionada judicialmente pelo empregado.

Muitas empresas quando não querem promover novas admissões, acabam contratando prestadores de serviço, seja eles terceirização, cooperativas de trabalho, programas de estágio, banco de hora e outros, tem sido muito utilizado como forma de diminuir os encargos sociais sobre a folha de pagamento e evitar consequências jurídicas de uma de rescisão de contrato de trabalho.

Segundo dados divulgados pelo IBGE, mais de 50% dos trabalhadores brasileiros não tem carteira de trabalho registrada, milhões de pessoas trabalhando na irregularidade, sem os direitos trabalhistas.

Portanto, um funcionário for caro para a empresa, os encargos sociais continuarem nos atuais patamares, as relações trabalhistas se mantiverem inflexíveis e a legislação for devidamente reformulada, as empresas continuarão optando por contração de pessoas

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com