TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quanto custa um empregado no Brasil?

Tese: Quanto custa um empregado no Brasil?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Tese  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

Quanto Custa um Funcionário no Brasil

No Brasil, a legislação que rege a contratação de um funcionário pelas empresas é a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – datada de 1943. Os encargos sociais pagos pelas empresas para manter um funcionário registrado podem chegar a 120% da remuneração paga. Por este motivo, várias empresas estão recorrendo a contratação dos serviços de pessoas jurídicas.

Segundo dados divulgados pelo IBGE, cerca de 50% dos trabalhadores brasileiros não tem suas carteiras de trabalho registradas. Isso se deve pela complexidade que envolve a CLT, que pede ao dono de uma loja de bairro o mesmo que se pede a uma grande empresa. Também com base em pesquisas, sabemos que as pequenas e médias empresas representam 70% das oportunidades de trabalho. E com tal complexidade, essas empresas acabam mantendo seus funcionários na informalidade.

Ponto de Equilíbrio – Contábil e Financeiro

Ponto de Equilíbrio é o ponto em que o lucro da empresa é zero, ou seja, é o ponto no qual a receita total é igual aos custos e despesas totais. Também chamado de Break-even Point ou Ponto de Ruptura ou Ponto Crítico.

Ponto de equilíbrio contábil: custo fixo total/margem de contribuição unitária.

Ponto de equilíbrio econômico: (custo fixo total + custo de oportunidade)/margem de contribuição unitária.

Pontos de Equilíbrio Contábil (PEC)

No ponto de equilíbrio contábil são levados em conta os custos fixos contábeis relacionados com o funcionamento da empresa.

Se uma empresa possui as seguintes características:

• Custos + Despesas Variáveis: $6.000/u

• Custos + Despesas Fixas: $4.000.000/ano

• Preço de Vendas: $8.000/u.

O seu ponto de equilíbrio só será encontrado quando a soma das margens de contribuição ($2.000) totalizar o montante suficiente para cobrir os custos fixos, supondo que a produção seja igual á venda esse seria o ponto em que contabilmente não haveria nem lucro nem prejuízo, ou seja, o ponto de equilíbrio contábil.

PEC= $4.000.000/ano = 2.000.000u/ano, ou $16.000.000/ano de vendas $2.000.000

Martins (1994 p.232) relata em sua obra que um resultado contábil nulo significa que, economicamente, a empresa está perdendo (pelo menos o juro capital próprio investido).

1.2 Pontos de Equilíbrio Econômico (PEE)

No ponto de equilíbrio econômico adicionam-se aos custos fixos todos os custos de oportunidade, diferente do ponto de equilíbrio contábil, o PEE visa à obtenção de lucro que pode ser estipulado.

Supomos que uma empresa tem tido um Patrimônio Liquido (P.L) no inicio de ano equivalente a $10.000,000, e tivessem sidos colocados para render um mínimo de 10% a.a., teremos um lucro mínimo desejado anulas de $1.000.000. E se essa taxa for à de juros no mercado, conclui que o verdadeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com