TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quarta Instrução de Aprendiz Maçon

Por:   •  12/6/2019  •  Resenha  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  5.992 Visualizações

Página 1 de 5

Quarta Instrução

Venerável Mestre
Irmão Primeiro Vigilante
Irmão Segundo Vigilante
Caros Irmãos

        A quarta instrução nos é apresentada como a mais linda e complexa instrução até agora, eis que seu objetivo afigura-se em mostrar-nos como os ensinamentos recebidos até hoje se completam uns aos outros, formando um sistema ordenado e coeso no qual as lições recebidas no grau de Ap.`.M serão regularmente utilizadas como fundamento da atuação dos Irmãos em sua vida pessoal e na maçonaria. 
        

        Esta instrução, nos foi apresentada nitidamente em 2 temas centrais.

1º DO TEMPLO, Forma, dimensão e sua sustentação.

2º DA MORAL MAÇONICA e suas aplicações.


        
Nosso Templo é um quadrilongo que se estende do Oriente ao Ocidente, assim como a ciência e a civilização que surgiram no Oriente e se espalharam para o Ocidente, bem como a Doutrina do Amor e da Fraternidade e o Cumprimento da Lei que vieram para o Ocidente a partir do Oriente.

        Sua largura vai do Norte ao Sul e sua altura da Terra ao Céu. Isto quer dizer que não tem limites, compreendendo todo o universo.
        
O sustentáculo da Loja é feito por três Colunas, a Sabedoria representada pelo Venerável Mestre, a Força representada pelo Irmão Primeiro Vigilante e a Beleza representada pelo Irmão Segundo Vigilante. A Sabedoria deve nos orientar no caminho da vida, a Força deve nos animar a sustentar nossas virtudes e a Beleza deve adornar nossas ações, nosso caráter e nosso espírito. Estas colunas também representam Salomão pela Sabedoria, Hiram pela Força e Hiram Abif pela Beleza. Sabedoria, Força e Beleza também são conceitos de virtudes morais que todo o homem deve ter, principalmente o maçom, representando a Fé, a Esperança e a Caridade.


        
A segunda parte da Quarta Instrução, nos fala da moral maçonica.

         MORAL é algo que diz respeito exclusivamente ao homem, animal racional dotado de inteligência e consequentemente de uma consciência portanto com capacidade de escolhas.

        O princípio da moral se dá pela capacidade de discernir entre o BEM e o MAL se devo ou não devo, se tenho capacidade para assumir valores em uma vida em sociedade, ou seja, assumir responsabilidades, obrigações e deveres enfim valores humanos de um indivíduo dotado de uma virtude moral.

        Todos nós nascemos com aptidão para desenvolver hábitos, BONS ou MAUS, ai então a moçonaria através de seus métodos oferece ao iniciado ensinamentos para os mesmos desenvolver e elevar seu aprendizado e conhecimento, consequentemente desbastar e polir a pedra bruta existente em cada um.

        Para isso devemos veementemente combater com todas nossas forças à ignorância e os vícios. Todo ignorante não tem a tolerância que o homem de bem deve ter, nem amor fraternal e nem respeito a si próprio, perturbando com isso a sociedade que um verdadeiro maçom prega, desconhece seus direitos, não exerce seus deveres, e se torna inimigo do progresso e da ciência impedindo o conhecimento sobre a verdade dos bons costumes do Bem e da Perfeição.

        Devemos também combater o fanatismo a exaltação a vários deuses, devemos respeito a um só DEUS, GADU – Grande arquiteto do universo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com