TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quatro Metáforas De Thornburg

Projeto de pesquisa: Quatro Metáforas De Thornburg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Entre os maiores desafios que os professores estão enfrentando na atualidade, a necessidade de apropriação das modernas tecnologias da informação no processo educacional, é o mais urgente. Na raiz do problema está a possibilidade de aumentar a variedade de professores e alunos na criação de novos ambientes de aprendizagem, ensino e estudo.

Considerando um sistema controlador e um sistema controlado, a Lei da Variedade Requerida, devida a Ross Ashby, estabelece que, para existir um controle adequado, (i) a variedade (entendida como o número de estados possíveis de um sistema ) do regulador deve ser igual ou maior do que a variedade no sistema que está sendo controlado e (ii) o canal de comunicação entre regulador e regulado deve ser adequado. Ou seja, somente a variedade (no regulador) pode destruir a variedade (no regulado). De acordo com a Lei de Ashby, para que um professor consiga ter controle sobre uma turma numerosa será preciso que seja capaz de lidar com mais variedade do que a vriedade existente na turma. Como isso é quase sempre impossível, na prática, os professores são obrigados a diminuir a variedade dos alunos. Maiores informações sobre a lei de Ashby podem ser encontrados em:

http://www.wyrdology.com/mind/creativity/variety.html

A necessidade de aumentar a variedade dos ambientes de aprendizagem, de forma viável, isto é, aumentando a variedade tanto de alunos quanto de professores é o que este novo século está nos impondo. Thornburg, em:

http://www.tcpd.org/thornburg/handouts.html

no texto "Campfires in Cyberspace: Primordial Metaphors for Learning in the 21st Century ", mostra a necessidade da existência de ambientes iterativos de aprendizagem que extendam o ambiente da sala de aula. Segundo o autor, para que, por exemplo, um curso, um site ou um CD-ROM, seja considerado rico educacionalmente dever· dispor de quatro tipos de ambiente, que são descritos através das seguintes metáforas: a fogueira(informação), o Poço d'água (conversação), a caverna (conceitos) e a vida (contexto).

Fogueira: A metáfora da fogueira representa uma das características mais marcantes dos seres humanos, que é a nossa capacidade de contar estórias. Por milhares dos anos, contar estórias foi o um mecanismo usado para que a sabedoria das pessoas idosas fosse passada para a geração seguinte e a atividade de contar estórias ocorreu tipicamente ao redor da fogueira. Para Thornburg estes ambientes fazem parte dos arquétipos da psique humana, devido aos milhares de anos em que nossos ancestrais viveram e aprenderam nestes espaços.

Poço d'água: Cada hominídio que já viveu no planeta teve, na história de sua existência, a necessidade de buscar uma fonte de água. Durante o caminho até o poço de água, as pessoas compartilharam a informação com seus pares, vizinhos e viajantes. O poço transformou-se um lugar onde o homem passou a aprender com seus pares - onde, além da água, foram compartilhadas as notícias do dia, os boatos, os sonhos e as descobertas que nos levaram para frente. No poço fomos obrigados a nos organizar. Cada participante no poço era aprendiz e professor ao mesmo tempo.

Caverna: Enquanto o espaço de aprendizagem da fogueira colocava-nos em contato com peritos, e o espaço do poço trouxe-nos o contato com nossos pares, o espaço da caverna colocava-nos em contato com nós mesmos, permitindo uma introspecção especial. Existem momentos de aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com