TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que Relações Você Estabelece Entre As Respostas Do Professor, A Fala Dos Pais E O Texto Sobre A Inclusão Dos Saberes Do Trabalho No Currículo? Escreva Essas Relações Em Um Texto De Até, No máximo, 20 Linhas

Artigo: Que Relações Você Estabelece Entre As Respostas Do Professor, A Fala Dos Pais E O Texto Sobre A Inclusão Dos Saberes Do Trabalho No Currículo? Escreva Essas Relações Em Um Texto De Até, No máximo, 20 Linhas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  4.678 Palavras (19 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 19

1-O Trajeto até a faculdade Anhanguera

Os integrantes desse grupo, residem relativamente distante da faculdade, três residem na mesma região, portanto, o trajeto é o mesmo. Apenas uma in-tegrante é de região diferente conforme o trajeto será descrito primeiro:

Ao sair de casa no primeiro quarteirão passa-se por uma oficina mecânica em seguida indo em frente passa por uma loja chamada Belíssima, na mesma linha reta anda há uma academia que se chama Fusion, após academia vem um mercado denomina Nei e logo mai a frente uma escola particular de Educação infantil, chamada Ursinho Puff, descendo a rua há uma igreja Batista em seguida uma loja chamada Dorici, após passar a loja sobe dois quarteirões onde hão jornal de Limeira, continua descendo até quase o final dessa rua, quando finalmente no lado esquerdo está a rua da portaria da faculdade então é só seguir reto até a portaria.

O outro trajeto já corresponde ao lado oposto onde ao sair de suas casas, as integrantes pegam a Limeira-Piracicaba no sentindo Limeira e percorrem até chegar ao supermercado Enxuto, chegando a ele, vira-se a direita e vai pela rua lateral ao supermercado até o final, depois novamente dobra a direita até o centro comunitário próximo a Escola Stella Regina Furlan, ali entrando a esquerda e seguindo reato onde chegará a um terreno baldio atrás da faculdade, então desce a rua do terreno vira a esquerda e está na rua que sairá na portaria da faculdade.

Nos trajetos são observados uma infinidade de coisas que antes não existiam e com o passar do tempo vieram a ocupar os espaços da cidade, outras coisas sofreram modificações e novas coisas entraram em seus lugares.

2-Entorno da Faculdade Anhanguera

No entorno da faculdade anhanguera, foi construído o anel viário que se constituiu numa via estruturadora (ou anel estruturador) de grande destaque, englobando o eixo da bacia hidrográfica “Barroca Funda” e onde praticamente 80% dos loteamentos aprovados foram inseridos.

E aos poucos foram construindo-se as residências e também algumas indústrias de pequeno e médio porte, especialmente do segmento de bijuterias, no lugar especificamente onde está a faculdade Anhanguera por muito tempo foi um terreno baldio que outrora foi construído uma estrutura escolar onde funcionou o colégio ativo que mais pra frente saiu do local e a faculdade Anhanguera, veio a se interessar pelo prédio, e montou a sua faculdade nesse local, onde hoje está instalada.

Fig 1. Construção do anel viário

3-Entrevistas com pessoas antigas

Cada integrante do grupo fez uma entrevista na forma de conversa infor-mal com uma pessoa mais antiga que vivera na cidade de Limeira, os entrevistados tinha 59,62,63 e 67 anos,onde 3 são do sexo masculino e um do sexo feminino, a “entrevista” centrou-se em saber quais as modificações que eles observaram na cidade ao longo dos anos e todos acabaram apontando basicamente as mesmas coisas, falaram, que antigamente a cidade não possuía prédios verticalizados, possuía um cinema no jardim Boa Vista além do Cine Vitória, onde hoje é o teatro “Nair Belo”. Citaram sobre Limeira ser uma grande produtora de Laranjas, sobre a falta de acessibilidade, dos meios de transportes, eles iam a pé para escola, moravam em bairros mais afastados e estudavam na região central onde foram enfáticos em citarem dois colégio o Brasil e um onde é localizada a biblioteca municipal onde a maioria das pessoas estudavam, falaram dos loteamentos que foram surgindo com o tempo, dos namoros na praça, onde era o único lugar de passeio aos finais de semana.

Também destacaram a vida difícil, onde muitos trabalhavam na colheita e plantação de laranja e mais para frente que começou a industrializar a cidade e os cidadãos conseguiam uma colocação no mercado, pois naquela época era fácil segundo eles de se colocar no mercado de trabalho, ainda falaram que não se via quase veículos nas ruas o que tinha muito era carroças e cavalos, bem diferente de hoje.

Essas pessoas todas mostraram-se nostálgicas ao contarem esses fatos.

4-Fotos de Limeira , antiga e atual

Fig.2 Praça Toledo Barros 1917 Fig.3 Teatro da Paz

Fig.4 Igreja Matriz Fig 5. Praça em frente a igreja Matriz

Fig 6. R.Dro.Trajano (1980) Fig 8. Ernesto Kuhl (1996)

Fig.9 Igreja matriz Fig 10. Igreja Evangélica

Fig 11. Ribeirão Tatu

5- O Povo

O povoamento se deu às margens do Ribeirão Tatu, devido à abertura da estrada que ligava o Morro Azul a Campinas (1823), finalizada efetivamente em 1826 com a construção das pontes dos rios Jaguari e Atibaia e mais tarde, em 1875, da ferrovia. A construção dessa estrada era valiosa, pois servia de escoamento da produção de açúcar para São Paulo e Santos.

Limeira foi o berço da imigração européia de cunho particular no Brasil.

Os principais colonizadores da cidade foram Senador Nicolau Pereira de CamposVergueiro,J.J.Sampaio, Bento Manoel de Barros ( Barão de Campinas) Antonio José da Silva Gordo, José Ferraz de Campos ( Barão de Cascalho), Manoel Ferraz de Campos, Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão e Capitão Luiz Manoel da Cunha Bastos

O povoamento transformou-se, em 1830, em Freguesia de Nossa Senho-ra das Dores do Tatuhiby (terra de tatu), subordinado nessa época, à antiga Vila da Constituição (Atual cidade de Piracicaba). Como popularmente era chamada por Limeira, passou-se a usar esse nome em documentos oficiais.

Por volta de 1926 o povo costumava frequentar O Jardim público, Largo da Vitória (atual Praça Toledo de Barros), que era destinado ao lazer. Havia no Teatro da Paz, concertos de corporação musical, regida pelo professor Henri-que Luiz Marques. Com a construção da gruta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com