TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Leitura E Produção De Textos

Artigos Científicos: Trabalho Leitura E Produção De Textos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  2.442 Palavras (10 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 10

ATPS LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

PROFESSORES EAD: Rosemeire Lopes da Silva Farias e Luiz Roberto Wagner

PROFESSOR PRESENCIAL: Ozimara Mello

Dourados-MS

09 de Junho de 2013

Conceito de Leitura

Neste texto iremos abordar a falta de habito de leitura, conforme pesquisa feita, definimos que leitura é uma ação de Ler, um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e idéias, é importante também , porque ele ajuda a fixar a grafia correta das palavras, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação. Quem lê mais escreve melhor.

Pesquisas feitas comprovam a falta de interesse de adultos e crianças no ato de ler, quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, sendo que criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral.

"Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).

Com base nos dados o governo federal implantou programas de incentivo a leitura como:

O PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura – é um projeto de valorização social da leitura e da escrita vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e ao MINC – Ministério da Cultura. Presente em todo o país desde 1992, o PROLER, através de seus Comitês, organizados em cidades brasileiras, vem se firmando como presença política atuante, comprometida com a democratização do acesso à leitura.

Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.

Gêneros Textuais ou Discursivos Presentes na Revista Veja

Considerações iniciais

Na mídia impressa revista as publicações são voltadas a diferentes gêneros, classe sócio-econômicas, faixas etárias, etc.

A revista impressa Veja, é genérica em relação ao tratamento temático e voltada a um público amplo e diverso, de diferentes gêneros e classe social.

Grande parte das matérias em revistas trazem opiniões e até mesmo pré-julgamentos por traz das reportagens, por meio da adjetivação de seus textos.

Todo texto que possui a função sócio-comunicativa é considerado como gênero discursivo. A atividade midiática das revistas possui tipos de enunciados, compreendendo determinados gêneros discursivos.

Para uma melhor compreensão dos gêneros em revistas, é necessário entender a função do discurso e a percepção do público que é destinado a revista ou determinada publicação.

A Veja como tem um público amplo, possui publicações que trata predominantemente de determinado tema e outras genéricas, tratando de diversos temas em uma mesma edição.

A mídia impressa revista possui textos voltados para diferentes públicos, sendo o público o condicionante do discurso, discursos esses baseados em tipos de crenças com o intuito de informar e entreter, para esse veículo de informação é preciso a percepção do público-alvo, ou seja, um grupo de pessoas que possuam uma mesma característica.

Os textos de revistas são criativos, interpretativos e documental, considerados pertencentes ao gênero jornalístico como: entrevista, carta ao leitor, crônica, editorial, notícias, entre outros, porem as revistas tem apresentado cada vez mais outros gêneros.

Análise do gênero

Para uma melhor compreensão dos gêneros da mídia impressa revista, foi feito a análise de publicações da revista impressa Veja:

Gênero notícia

Notícia, publicada na edição impressa de Veja em 08 de agosto de 2012.

“Na Espanha três suspeitos de pertencer á rede terrorista Al Qaeda. Dois deles foram detidos em um ônibus, na cidade de Almuradiel, quando estavam a caminho da fronteira com a Franca. A dupla havia saído de Cádiz, no sul do país, onde a polícia prendeu um terceiro suspeito. Segundo o ministro do Interior da Espanha, Jorge Fernández Díaz, os homens tinham explosivos suficientes para destruir um ônibus. A identidade dos três não foi revelada’’

Análise do gênero: notícia: fatos verdadeiros, não há opinião do jornalista, fatos expostos de forma ordenada, lógica, breve e sem repetição de dados, notícia de interesse social, o aviso produz uma resposta emocional.

Gênero carta do leitor

Carta do leitor, publicada na edição impressa de Veja em 22 de maio de 2013.

“Na excelente reportagem “O berço do Big Data”, dois pontos chamaram-me a atenção. O maior e mais sério esta na falência da privacidade, bem ao gosto do totalitarismo (estatal ou privado). Mais triste é ver as pessoas oferecendo sua privacidade na web. É assustador. Quanto ao segundo ponto, será que essas buscas humanas, a causa e a regularidade fenecem com o ciberazzi?”

Bertrand Dias Kolecza

Porto Alegre RS

Análise do gênero: carta do leitor: uso da primeira pessoa, com intencionalidade persuasiva, onde o leitor faz elogios sobre a matéria, expressa sua opinião e levanta questionamento, apresenta assinatura e cidade de origem.

Gênero carta ao leitor

“As vítimas invisíveis’’, publicado na edição impressa da Veja em 8 de maio de 2013.

“Para sofrer não existe idade mínima. Em meio ao tosco debate sobre diminuição da maioridade penal no Brasil, escapa aos observadores a geração invisível de vítimas jovens do crime no país. Uma reportagem desta edição da VEJA dá voz a esses “órfãos da impunidade”.

Análise do gênero:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com