TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario De Concreto

Ensaios: Questionario De Concreto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  1.567 Visualizações

Página 1 de 8

13. Pesquise sobre a importância do aditivo desmoldante utilizado nas formas.

O aditivo desmoldante é um produto que aplicado na superfície das fôrmas evita que a peça pré-moldada fique aderida na mesma.

Vantagens:

- Facilita a desmoldagem

- Melhora a aparência da superfície da peça pré-moldada

- Não inflamável

- Obtenção de superfícies lisas e arestas vivas

- Economiza tempo no preparo das fôrmas

- Protege as fôrmas, aumentando sua vida útil

14. Comente sobre o adensamento do concreto (manual e mecânico). O que é revibração e a sua importância.

O adensamento manual ocorre quando é concreto plástico (slump: 6 a 12cm) e quando a espessura máxima a ser compactada é de 15 a 20cm. Ocorre em obras de menor responsabilidade e quando há falta temporária de energia.

Há três tipos de adensamento mecânico: internos ou de imersão (agulha), de superficie e externo ou de forma (mesa vibratória). Característica de um vibrador – frequência, amplitude, potência.

A revibração do concreto produz alterações de suas propriedades, melhorando as resistências mecânicas, diminuindo as deformações elásticas, aumentando a durabilidade devido a maior compacidade e elimando as fissuras provocadas.

15. Comente o processo de cura do concreto e os métodos de cura.

Para que o concreto ganhe resistência, é necessário o processo de cura.

A evaporação prematura da água pode provocar fissuras na superfície do concreto e, ainda, reduzir em até 30% sua resistência.

Pode-se afirmar que quanto mais perfeita e demorada for a cura do concreto tanto melhores serão suas características finais.

Os métodos mais recomendados para a cura do concreto:

Molhar continuamente a superfície do concreto, logo após o endurecimento, durante os 7 primeiros dias; manter uma lâmina d’água sobre a peça concretada, sendo este método limitado a lajes, pisos ou pavimentos; manter a peça umedecida por meio de uma camada de areia úmida, serragem, sacos de aniagem ou tecido de algodão; utilizar membranas de cura, que são produtos químicos aplicados na superfície do concreto que evitam a evaporação precoce da água; deixar o concreto nas fôrmas, mantendo-as molhadas.

16. Definição do concreto e comente as funções da pasta e do agregado

Concreto é um material compósito que consiste de um meio aglomerante no qual estão aglutinadas partículas de diferentes naturezas: o aglomerante (pasta) é o cimento em presença de água.

O agregado é qualquer material granular, como areia, pedregulho, seixos, rocha britada; se as partículas de agregado são maiores que 4,75mm, o agregado é graúdo, caso contrario, é miúdo.

O concreto é uma mistura homogênea de cimento, agregados miúdos e graúdos, com ou sem a incorporação de componentes minoritários, que desenvolve suas propriedades pelo endurecimento da pasta de cimento.

17. Comente sobre a trabalhabilidade do concreto e os principais fatores que a afetam ou determinam

A trabalhabilidade depende, alem da consistência do concreto, de características da obra e dos métodos adotados para o transporte, lançamento e adensamento do concreto. Como exemplo, pode-se dizer que um concreto com slump de 60mm foi excelente e de fácil trabalhabilidade quando aplicado em um determinado piso.

Este mesmo concreto, aplicado em um pilar densamente armado, foi um tremendo desastre, ou seja, a consistência era a mesma – 60mm – mas ficou impossível de trabalhar.

O que costuma ocorrer na obra, nestes momentos de difícil aplicação é do encarregado pela concretagem solicitar para colocar água no concreto, alterando as características do mesmo.

A relação entre água e cimento é essencial para a resistência do concreto e não pode ser quebrada. Não dá para remediar sem correr riscos. O correto é sempre fazer ou comprar o concreto de acordo com as características das peças e com os equipamentos de aplicação disponíveis. As concreteiras tem sempre profissionais capacitados a indicar o tipo de slump apropriado para cada situação.

18. Fale sobre o ensaio de abatimento ou slump test e descreva o procedimento realizado no laboratório na execução do Concreto. O que é perda de abatimento e a sua importância.

O ensaio de abatimento (slump test) é o principal controle de recebimento do concreto na obra.

É preciso fazer corretamente, como a seguir:

Colete a amostra de concreto depois de descarregar 0,5m³ de concreto do caminhão e em volume aproximado de 30 litros; coloque o cone sobre a placa metálica bem nivelada e apoie seus pés sobre as abas inferiores do cone; preencha o cone em 3 camadas iguais e aplique 25 golpes uniformemente distribuídos em cada camada; adense a camada junto á base, de forma que a haste de socamento penetre em toda a espessura. No adensamento das camadas restantes, a haste deve penetrar até ser atingida a camada inferior adjacente; após a compactação da ultima camada, retire o excesso de concreto e alise a superfície com uma régua metálica; retire o cone içando-o com cuidado na direção vertical; coloque a haste sobre o cone invertido e meça a distancia entre a parte inferior da haste e o ponto médio do concreto, expressando o resultado em milímetros.

Depois do concreto ser aceito por meio do slump test, deve-se coletar uma amostra que seja representativa do concreto para o ensaio de resistência.

Perda de abatimento é quando demora muito para aplicar o concreto. Quando isso ocorre é necessário adicionar água ao mesmo a fim de garantir a consistência adequada para seu lançamento e adensamento.

19. Fale sobre o tempo de pega do concreto.

Depois de um tempo mínimo de 30min após o enchimento do molde, deve-se colocar o concreto com a placa base no aparelho de Vicat, situando-o sob a agulha. Fazer descer suavemente a agulha ate que haja contato desta com a pasta. Aguardar 1 a 2 s nessa posição, evitando qualquer ação sobre as partes moveis, para que a agulha parta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com