TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario De Macro Respondido

Artigos Científicos: Questionario De Macro Respondido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 8

1. Quais são os agentes econômicos básicos?

Os Agentes econômicos é uma pessoa ou entidade que toma decisões económicas. O agente económico pode ser um indivíduo, uma família, uma empresa, um país, um estado um banco central ou qualquer outro tipo de decisor económico.

Na macroeconomia os agentes podem assumir muitas formas, como famílias, empresas, banco central e governo. Estes podem ser definidos a partir de agregados económicos ou de um agente representativo, como a família média ou mediana.

A macroeconomia, pelo contrário, estuda o comportamento global do sistema econômico; não se detém em reações individuais, mas pretende estudar a realidade econômica de forma global.

3 O que se entende por contabilidade nacional?

Contabilidade Nacional é um instrumento usado na macroeconomia para qualificar a atividade econômica o mais rigorosamente possível e mapear a evolução do pais ao longo do tempo. A contabilidade nacional ira lidar com três variáveis que são: A RENDA, PRODUTO E DESPESA.

- renda – remuneração dada às famílias pela venda de seus fatores de produção às empresas; os conceitos derivados da renda, como a renda pessoal disponível e a renda de investimento serão úteis, principalmente o segundo, na aferição do crescimento econômico do país em determinado período. Partindo do modelo mais simples do fluxo de renda, é possível observar as identidades entre poupança e investimento, agregando ao mesmo tempo novos agentes (governo, resto do mundo) para obter versões mais detalhadas daquele fluxo e das relações entre seus componentes.

- produto – toda produção de bens e serviços finais de uma determinada economia; o cálculo do produto sob vários aspectos será importante para a contabilidade nacional, envolvendo o estudo do produto interno ou nacional; bruto ou líquido; a custo de fatores ou a preços de mercado; faz-se importante estabelecer ainda a diferença entre produto nominal e produto real, bem como a importância do estudo do PIB per capita (em latim: per capita = por cabeça).

- despesa – compra da produção de bens e serviços da economia nacional por meio dos agentes econômicos

Estas três grandezas são consideradas como possuidoras de uma identidade macroeconômica entre si. É com elas que o Estado trabalhará, fazendo uso da contabilidade nacional para conhecer melhor sua própria economia em uma maior dimensão.

2 Distinguir entre o enfoque macroeconômico e o microeconômico

Enquanto a microeconomia estuda a produção e os preços de mercados específicos, a macroeconomia se ocupa do estudo das variáveis agregadas ou a soma das variáveis menores. Isto é, da produção total da economia (produto agregado) e renda, investimentos, poupança, nível geral de preços, emprego/desemprego, taxa de juros, estoque de moeda, taxa de câmbio e balanço de pagamento.

Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controlo inflacionário.

A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

• Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

• Mercado de Trabalho: admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

• Mercado Monetário: analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

• Mercado de Títulos: analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

A microeconomia se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção. Divide-se em:

• Teoria do Consumidor: Estuda a preferência do consumidor analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado.

• Teoria de Empresa: Estuda a reunião do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los.

• Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação da matéria-prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere os serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outros.

A Microeconomia explica também as práticas de mercado, sendo estas divididas em: Monopólio, Monopsónio, Oligopólio, Oligopsónio, Concorrência perfeita e Concorrência monopolística.

5 Qual é o problema da dupla contagem e como evitá-la?

Imagine que você está contando o dinheiro que ganhou no mês (tá, mesmo que não tenha ganhado dinheiro nenhum, é só imaginar). O que acontece se você contar a mesma nota mais de uma vez? Você vai ficar pensando ter mais dinheiro do que realmente tem. Este é o problema da dupla contagem: ela torna o PIB muito maior do que ele realmente é. A solução é contar apenas os produtos finais (aqueles que não são usados na produção de outros produtos). Um exemplo bem simples: a farinha de trigo que vai para o supermercado entra no cálculo do PIB, pois é um produto final; já a farinha de trigo usada na produção de pão não entra, pois não se destina a venda, mas à produção de outro produto.

8 Distinguir os conceitos de investimento bruto e investimento líquido.

O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.

O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

9 Como se passa do produto interno para o produto nacional?

O Produto Interno Bruto (PIB) difere do Produto Nacional Bruto (PNB) basicamente pela Renda Líquida Enviada ao ou Recebida do Exterior (RLEE ou RLRE): seus efeitos são desconsiderados nos cálculos do PIB, e considerados nos cálculos do PNB. Em geral, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com