TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Macro Economia

Trabalho Universitário: Questionario Macro Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  1.111 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTIONÁRIO NÚMERO 1 – MICROECONOMIA

Disciplina: ECONOMIA

Curso: Engenharia.

1. O que é utilidade? Pode-se medir a utilidade que o consumo de determinado bem proporciona? De que forma?

R: Utilidade; Referente à qualidade Daquilo que é útil. Utilidade podemos dizer é aquilo que pode se aproveitar de algum objeto ou situação.

Sim; a utilidade pode ser medida quantitativamente em termos de números e variedade de bens consumidos.

2. Qual é o significado da lei das utilidades marginais ponderadas?

R: Pode ser apresentada como significado acréscimo. Desta forma, utilidade marginal mais é do que o acréscimo de utilidade.

Verifica quando é consumida mais uma unidade do bem; existem vários exemplos de lei as utilidades, por exemplo; um copo de água matará sua sede, dois ele matará a sede de seu cachorro e três ele molhará suas plantas. Podemos notar que a medida que ganhamos mais um copo de água, esse copo será usado para um uso menos valorizado do que o uso do copo de água anterior.

3. O que é excedente do consumidor?

R: O Excedente do Consumidor corresponde à diferença entre o montante que o consumidor estaria disposto a pagar por determinada quantidade de um bem e o montante que efetivamente paga.

4. Quais fatores determinam se a elasticidade-preço da demanda de um bem será alta ou baixa?

R: com relação entre definir a se um determinado bem terá alta ou baixa é definido com relação entre Preço e quantidade (demanda inversa), ou seja, a uma alteração positiva de preços corresponderá uma variação negativa da quantidade demanda, o valor encontrado da elasticidade-preço da demanda será sempre negativa.

5. Qual é a diferença entre bens substitutos e bens complementares?

R: Substitutos= são aqueles que podemos substituir por outro bem provavelmente pelo preço, exemplo da manteiga e margarina podemos chamar de bens substitutos.

Complementares= são aqueles que complementam o outro, exemplo é o açúcar é um incremento do café. Se o preço do café sobe, a demanda pelo mesmo cai e, conseqüentemente, a demanda por açúcar irá diminuir, dado que parte deste produto era destinada ao consumo complementar de café.

6. Que efeito tem o aumento do preço de um bem cuja demanda é elástica ao preço? E que efeito teria o aumento de outro cuja demanda fosse inelástica?

R: Demanda elástica: em caso de aumento de preços, diminui drasticamente o consumo quando há quedas de preço de mercado.

Demanda inelástica: quando há um aumento na demanda inelástica os consumidores destes produtos reagem poucos a variações dos preços, levando assim uma baixa sensibilidade ao que acontece com os preços de mercado.

7. Quando a renda dos consumidores de um país sobe, a parcela da renda gasta nos bens de primeira necessidade aumenta ou diminui?

R: (Aumenta) Caso a renda dos consumidores se eleve provavelmente eles aumentarão também as quantidades demandadas de bens de tal forma assim gerando a economia no País.

8. Por que é útil que uma empresa, antes de tomar decisões econômicas, conheça a elasticidade-preço da demanda e da oferta do bem que oferece?

R: Pois com isto ela tem controle sobre o mercado que permite trabalhar o preço do produto/serviço de maneira mais adequada e lucrativa.

Posto que um produto tenha demanda inelástica, tanto faz as peripécias que você fará com o preço ou até mesmo em outras características dele, a demanda não vai aumentar consideravelmente, o que acaba não valendo a pena. Exemplo: eletricidade. Você não vai consumir muito mais "luz" porque a eletricidade está barata e nem vai consumir muito menos porque está mais cara.

Mochón:Capítulo 3 PLT:Capítulos 4 e 5

Pinho: Capitulo 5 Rossetti: 8 a 9

1. No curto prazo, em quais custos uma empresa incorre?

R: Fixo e variável.

2. Por que não existem custos fixos no longo prazo? Que conseqüências têm o fato de todos os custos serem variáveis no longo prazo?

R: Se caracteriza pelo fato de todos os fatores de produção ser variáveis inclusive o tamanho ou dimensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com