TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Lei 4320

Artigos Científicos: Questionario Lei 4320. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/12/2014  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 9

1- Em sua opinião, com base no Artigo 75 c/c 76 da Lei 4320/64, examinar os documentos de execução de gestão em um órgão da Administração Direta é de responsabilidade e competência da Auditoria Interna? Comente:

R= Os Controles Internos devem ser implementados em uma organização com um caráter preventivo e estar voltados, sempre, para a correção de eventuais desvios em relação aos parâmetros estabelecidos em lei. Ao examinar documentos de execução de gestão da Administração Direta será de responsabilidade e competência da Auditoria Interna e acompanhará também todo um plano de organização e de métodos e medidas adotados para proteger seu ativo, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados

contábeis, incrementar a eficiência operacional e promover a obediência às diretrizes administrativas estabelecidas.

2- Se o preço praticado por um Órgão em determinado gasto público estiver na média do valor de mercado, porém, não o menor aplicado, tanto para serviços contratados ou materiais adquiridos, mas com mais rapidez e eficiência em prol do contribuinte, você consideraria essa gestão como econômico- eficaz ou relataria irregularidade por não aplicar o princípio do menor preço? Comente:

R= Não há como realizar determinado gasto no poder público sem a realização de licitação, buscando sempre a modalidade que possa trazer transparência, legalidade e economicidade, por isso eu relataria a irregularidade por não aplicar o menor preço o qual traria melhores resultados financeiros para a instituição.

3- O Princípio da Entidade concebido aos Empresários também cabe aos Ordenadores de Despesas públicas? Comente:

R= O Princípio da Entidade é aquele que relata que o patrimônio é o objeto da ciência contábil, não se podendo confundir o patrimônio da organização com o de seu proprietário e da mesma forma que é utilizado nas entidades privadas deve ser atendido pelos Ordenadores de despesa por exemplo: quaisquer pessoas física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária estão sujeitos à atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal .

4- Em sua opinião, qual é a ênfase mais importante na Auditoria Interna Pública, gestão ou legalidade? Comente:

R= A ênfase na gestão visa avaliar o desempenho da gestão fiscal e munir a administração pública de controles prévios e concomitante, com o conjunto de atividades, planos, métodos e procedimentos interligados para assegurar que os objetivos dos órgãos e das entidades da Administração Pública sejam alcançados, de forma confiável e concreta, evidenciando no decorrer do processo eventuais desvios ao longo da gestão e sua possível prevenção e correção de erros.

5- Qual a principal finalidade de Auditoria no Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal? Comente:

R= O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem como finalidades:

a) avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

b) comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

c) exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União; e

d) apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

6- Ao planejar uma auditoria a ser executada em um Órgão denunciado, qual o principal fator deverá conhecer para que tenha êxito em achar a irregularidade?

R= Ao planejar um trabalho de auditoria a ser executado por prestadores de serviço (externos à organização), os auditores internos devem estabelecer com estes um acordo escrito sobre os objetivos, o escopo, as respectivas responsabilidades e outras expectativas, incluindo-se restrições para a distribuição dos resultados do trabalho e o acesso aos respectivos registros.

Devem ser estabelecidos objetivos para cada trabalho de auditoria sendo que os auditores internos devem realizar uma avaliação preliminar dos riscos relevantes relacionados à atividade objeto de auditoria. Os objetivos do trabalho de auditoria devem refletir os resultados dessa avaliação O auditor interno deve considerar a probabilidade de erros, irregularidades,

descumprimentos, e outras exposições significativas quando estiver desenvolvendo os objetivos do trabalho de auditoria. O escopo estabelecido deve ser suficiente para satisfazer os objetivos do trabalho de auditoria. O ambiente do trabalho de auditoria deve incluir a consideração de sistemas

relevantes, registros, pessoal e propriedades físicas, incluindo aquelas sob controle de terceiros. Caso, durante um trabalho de auditoria de avaliação (assurance), apareçam importantes oportunidades de consultoria, os resultados do trabalho devem ser divulgados em conformidade com as normas de consultoria.

7- Porque o risco de avaliação de auditoria esta relacionado ao conhecimento intelectual do auditor em relação ä legislação e ao auditado.

R= A observação é uma técnica indispensável à auditoria pois o observador treinado será capaz de conferir exatidão, validade e confiabilidade às informações coletadas. Pode revelar erros, problemas ou deficiências por meio de exame, e é uma técnica dependente da argúcia, dos conhecimentos e da experiência do auditor, que, colocada em prática, possibilitará que sejam identificados quaisquer problemas no item em exame. Esse procedimento de auditoria exige senso crítico do auditor, e tal postura crítica o diferenciará das demais profissões ligadas à contabilidade.

8- Qual a fase da despesa pública mais vulnerável às fraudes na execução dos gastos públicos, Empenho(Aferição do que foi licitado ou homologado), Liquidação(Entrega dos bens e ou serviços pelo fornecedor) ou Pagamento(Aferição da Nota Fiscal com o que foi Empenhado)? Comente:

R= A fase da despesa pública mais vulnerável às fraudes é o empenho

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com