TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Contabilidade I Unip Interativa

Ensaios: Questionário Contabilidade I Unip Interativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  5.868 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTIONÁRIO UNIDADE I

Pergunta 1

O que é um balanço patrimonial?

d. Mostra a situação econômico-financeira da empresa em um determinado momento.

Justificativa: o balanço patrimonial é uma demonstração estática que mostra uma situação econômico-financeira da entidade em determinado momento. As outras alternativas trazem conceitos distorcidos.

Pergunta 2

No noticiário veiculado ontem em um importante e conceituado canal de TV especializado em finanças, um comentarista norte-americano disse que o patrimônio das empresas é um aspecto muito importante e que é composto de ativos tangíveis, obrigações e capital dos sócios. Esse comentarista disse que não considerava como patrimônio os ativos intangíveis porque são de difícil mensuração. Do ponto de vista da ciência contábil, esse comentarista:

d. Está incorreto, pois ativos intangíveis também fazem parte do patrimônio.

Justificativa: o patrimônio é formado por bens, direitos e obrigações das empresas e os chamados “ativos intangíveis”, ou seja, os ativos que não têm uma forma física fazem parte do patrimônio das entidades da mesma forma que os ativos tangíveis. De fato, muitos analistas no mercado evitam opinar e considerar em suas análises os ativos intangíveis, porque são de difícil análise e mensuração. Por exemplo, quanto valeria uma marca comercial ou mesmo o passe de um jogador de futebol? No entanto, os ativos intangíveis estão ficando tão importantes para as empresas que metodologias de avaliação e registro contábil foram desenvolvidos nos últimos anos.

Pergunta 3

No jargão contábil, o que significa “direitos” e em que lado deve ser demonstrado no balanço?

a.São valores que a empresa tem a receber de terceiros e devem ser demonstrados do lado esquerdo do balanço, no ativo.

Justificativa: os direitos são valores que a empresa tem a receber de terceiros. Nas empresas brasileiras, em muitos casos, são provenientes das vendas a prazo, em que o cliente recebe a mercadoria e tem um prazo para efetuar o pagamento. Enquanto o cliente não efetuar o pagamento, os valores são acumulados nas contas contábeis de clientes ou duplicatas a receber, de acordo com o plano de contas adotado pela empresa. Devem ser demonstrados no ativo (lado direito do balanço patrimonial).

Pergunta 4

Sabemos que “contas” são elementos técnicos que representam no balanço patrimonial um bem, um direito ou uma obrigação e na DRE , despesas e receitas. Assim, se a empresa comprar navios para transporte de mercadorias, representará no balanço como:

e. Veículos e embarcações.

Justificativa: navios, por conta de sua especificidade, geralmente são representados nos balanços patrimoniais com uma conta específica como “embarcações”, mas podem ser representados com outros nomes. As outras alternativas oferecidas não seriam contas apropriadas para um bem como um navio.

Pergunta 5

Sabemos que “contas” são elementos técnicos que representam no balanço patrimonial um bem, um direito ou uma obrigação e na DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), despesas e receitas. Assim, se a empresa comprar tinta para manter as paredes asseadas e cabos elétricos para substituição, antes que venham a se desgastar e gerar um curto-circuito elétrico, representará no balanço como:

c. Manutenção preventiva.

Justificativa: as empresas, geralmente, costumam promover manutenções em suas instalações e equipamentos antes que ocorra alguma quebra ou contratempo. É a chamada “manutenção preventiva”. No caso, trata-se de um gasto de recursos que irá beneficiar a empresa e ajudar em suas atividades, mas não é um novo bem ou direito que a empresa assume. Então, considera-se uma despesa. Os contadores podem abrir uma conta de manutenção preventiva, caso julguem necessário ou contabilizar esse gasto em uma outra conta, como serviços prestados ou simplesmente com a expressão manutenção.

Pergunta 6

Capital de terceiros e capital próprio aparecem nos balanços patrimoniais como:

c. Passivo e patrimônio líquido.

Justificativa: respectivamente, o passivo é considerado capital de terceiros, ou seja, recursos financeiros, caso captados de outros agentes que não os sócios, e o patrimônio líquido é considerado capital próprio porque trata-se de recursos financeiros dos sócios ou acionistas.

Pergunta 7

Qual é mesmo a “equação patrimonial”?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com