TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Unidade I

Exames: Questionário Unidade I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  9.154 Palavras (37 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 37

Pergunta 1

1.

O conhecimento ____________ é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda forma de existência que se manifesta de algum modo. Constitui um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas pela razão. É sistemático já que se trata de um saber orientado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses), que não podem ser comprovadas, não pertencem ao campo ____________. Constitui-se em conhecimento ____________, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final, e, por esse motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento técnico podem mudar o acervo da teoria existente.

Escolha a alternativa que preenche as lacunas da citação corretamente.

a. Científico, da ciência, falível.

b. Sensível, da sensibilidade, falível.

c. Filosófico, racional, falível.

d. Teológico, da contemplação, falível.

e. Científico, da teologia, falível.

0,5 pontos

Pergunta 2

1. Conforme afirma Heitor Matallo Jr., em “A problemática do conhecimento” (2000), “Platão foi o primeiro filósofo a desenvolver uma teoria sobre o mundo utilizando-se da intuição como forma de pensamento superior. A sua Teoria das Formas é um exemplo disso e revela a tentativa de fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro para além do cambiante e fugaz mundo dos fenômenos. Para Platão, o mundo sensível está em constante mudança e, neste caso, se torna impossível conhecê-lo por razões óbvias: não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo.”

Com base no trecho proposto e de seus conhecimentos da disciplina, avalie as afirmativas.

I - A tentativa de fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro, conforme se afirma, pode ser entendida como preocupação científica.

II - Quando, no texto anterior, apresenta-se a expressão “mundo dos fenômenos”, Platão dirige-se ao conhecimento teológico que tem essa característica.

III - No excerto, pode-se perceber referência ao senso comum na passagem “não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo”.

É possível afirmar que está correto apenas o que se apresenta em:

a. I e II.

b. II e III.

c. I e III.

d. III.

e. I, II e III.

0,5 pontos

Pergunta 3

1. “Para Sócrates, assim como para muitos de nós, existe uma sensível diferença entre expressões da forma ‘Eu acho que’ e ‘Eu sei que’.” (JR., Heitor Matallo. “A problemática do conhecimento”, 2000).

Sobre o assunto, indique a alternativa incorreta.

a. A expressão “Eu acho que” exprime opinião sem haver necessidade de argumentação sólida que a comprove.

b. A expressão “Eu acho que” exprime opinião e sua justificativa só é permitida com outra opinião, devido ausência de argumentos.

c. O emitir de opiniões, da forma como denota a expressão “Eu acho que”, representa um processo espontâneo do ser humano, conquistado a partir da experiência pessoal acumulada.

d. A expressão “Eu acho que” refere-se ao senso comum, valorada por crenças, ações e comportamentos cotidianos.

e. Como a expressão “Eu acho que” remete ao senso comum, esse tipo de conhecimento não pode ser considerado na construção de teorias científicas.

0,5 pontos

Pergunta 4

1. Cleverson Bastos e Vicente Keller em “Aprendendo a aprender” (Petrópolis: Editora Vozes, 2000, p. 19) dizem assim: “o cotidiano apresenta uma gama quase infinita de fenômenos que se sucedem ininterruptamente, causando nos indivíduos o que se chama dispersão. No entanto, cada indivíduo é dotado de capacidade de, dentre este turbilhão fenomênico, selecionar alguns e considerá-los isoladamente dos demais. A esta capacidade se dá o nome de atenção – capacidade de concentração da inteligência em um só objeto.” Nesse sentido, pode-se afirmar que:

a. A atenção voltada para determinado objeto é a única forma de obtenção de conhecimento.

b. O tipo de conhecimento vulgar somente é produzido a partir do prestar atenção ao cotidiano.

c. A atenção, entendida como uma das fontes para obtenção de conhecimento, permite produzir conhecimento.

d. A atenção em determinado objeto, por mais precisa que seja, dificilmente poderá ser transformada em conhecimento.

e. A atenção somente poderá ser transformada em conhecimento desde que o sujeito tenha interesse pelo objeto.

0,5 pontos

Pergunta 5

1. É possível entender ser a pesquisa científica “uma investigação metódica acerca de um assunto determinado com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com