TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes

Casos: Questoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  3.889 Palavras (16 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 16

2ª AA Projeto Politico Pedagogico

2ª AA

QUESTÃO 01

Tão importante como divulgar a prática emancipatória da construção do projeto político-pedagógico da escola é considerar que, na prática cotidiana, no universo próprio da escola, existem várias forças que atuam por diversos lados e que pode dificultar que todos caminhem numa mesma direção. É exatamente a existência dessas forças que fazem com que muitas escolas desistam do processo criativo de construção ou, ainda, não encontrem formas para realizá-lo na prática. De acordo com a perspectiva emancipatória, às características do projeto político-pedagógico inclui-se:

a divisão de tarefas para facilitar a elaboração do documento final e a ajuda de uma consultoria especializada para o cumprimento do rigor técnico;

ser um processo participativo de decisões e explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre seus agentes educativos e no estímulo à participação de todos os envolvidos;

a compreensão de que teoria e prática são elementos distintos, porém inseparáveis na construção de um projeto e, também, explicitar o compromisso exclusivo com o cumprimento da legislação;

a prevalência das atividades, fins da educação, sobre as burocrático-administrativas e a participação do menor número de pessoas para não trazer conflito à escola;

instrumentos de avaliação sofisticados com monitoramento de processos padronizados e a ênfase na racionalidade científica dos processos e na dimensão jurídico-administrativa da autonomia escolar;

2ª ACQF Projeto Politico Pedagogico

2ª ACQF

QUESTÃO 01

A autonomia relaciona-se com liberdade, autogoverno e independência. Para a escola é um princípio político que se refere ao seu direito e a sua capacidade de regulamentar e de gerir, nos termos da lei, os seus mais diferentes assuntos. Para Veiga (2001,p. 15-16) em uma instituição educativa as autonomias jurídica, pedagógica, administrativa e financeira devem ser articuladas entre si para que a verdadeira autonomia se constitua. Conhecendo a definição de cada uma destas autonomias, assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que corresponde à definição de autonomia pedagógica:

Esta autonomia pode ser total ou parcial, mas, se relaciona com a administração de pessoal e de orçamento.

Consiste na liberdade de ensino e pesquisa e se relaciona com as suas concepções enquanto identidade, função social, clientela, organização de tempos e espaços, avaliação entre outros.

Possibilidade de a escola elaborar suas próprias normas e orientações escolares, como por exemplo, formas de acesso.

Autonomia que possibilita ao gestores mudarem o núcleo comum da grade curricular.

Capacidade da escola de elaborar e gerir seus planos, programas e projetos.

2ª ACQF Projeto Politico Pedagogico

2ª ACQF

QUESTÃO 02

Utilizando as palavras em destaque, preencha as lacunas das frases descritas abaixo:

ORGANIZAÇÃO - PARADIGMAS – CONCEPÇÃO – INTERAÇÃO – CURRÍCULO - HOMEM

a) Pensar um projeto de educação, implica pensar o tipo e a qualidade da escola, a _____________de homem e de sociedade que se pretende construir. O projeto político pedagógico é a própria ________________do trabalho pedagógico escolar como um todo em suas especificidades, níveis e modalidades.

b) O__________________, na perspectiva do projeto político pedagógico, é resultado de uma seleção histórica, feita a partir de um universo mais amplo do conhecimento. Tal seleção se baseia em discussões sobre a concepção de ________________, de aprendizagem, de cultura e de conhecimento.

c) A construção do projeto político pedagógico contribui para estabelecer novos _________________ de educação e de práticas que visem corresponder às necessidades e aos anseios de todos os que participam do cotidiano escolar.

d) Considera-se que o projeto político pedagógico é o fruto da __________________ entre os objetivos e prioridades estabelecidos pela coletividade que, através da reflexão, estabelece as ações necessárias à construção de uma nova realidade.

A sequência correta está contida em:

organização, concepção, paradigmas, interação, currículo, homem;

concepção, organização, currículo, homem, paradigmas, interação;

organização, interação, concepção, paradigmas, currículo, homem;

concepção, homem, paradigmas, organização, interação, currículo;

2ª AA Gestao Educacional

2ª AA

QUESTÃO 01

Como podemos oportunizar a participação da comunidade educativa, realizando uma gestão democrática na educação? Existe uma relação entre democratização e qualidade de ensino?

Assinale a alternativa que melhor responda à questão acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com