TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes De Administração

Artigo: Questoes De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2013  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Segundo Maximiano (1992) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Segundo Robbins (1990), a organização é "uma entidade social conscientemente coordenada com uma fronteira relativamente identificável, que funciona numa base relativamente contínua para alcançar um objetivo e/ou objetivos comuns. Organizar compreende atribuir responsabilidades às pessoas e atividades aos órgãos (unidades administrativas).As organizações possibilitam o alcance de objetivos complexos, criando condições para superar os limites da ação individual.

Palavras-chave: organização, objetivos, responsabilidades.

INTRODUÇÃO

As organizações fazem uso da função organização para alcançar seus objetivos de forma eficaz e eficiente, podendo definir organização como a função da administração que distribui tarefas e recursos pelos membros da empresa que determina quem tem autoridade sobre quem, e quando e onde se devem tomar decisões. As estruturas organizacionais basicamente tentam minimizar ou controlar a influencia das variações individuais sobre a organização, bem como minimizar as consequências indesejáveis da divisão do trabalho – pressuposto inerente à existência das organizações. O organograma é uma representação gráfica da estrutura de uma organização, demonstrando as funções, os departamentos e os cargos da organização, especificando também como elas se relacionam.

Tal como as demais funções da administração, organizar é um processo de tomada de decisões. Nesse sentido, organizar é o processo de dividir, integrar e coordenar as atividades e os recursos organizacionais de forma a alcançar as metas definidas. O resultado final do processo de organização é o desenho da estrutura organizacional.

1. CONCEITOS RELACIONADOS À ORGANIZAÇÃO

O conceito da amplitude de controle decorre da distribuição de autoridade e responsabilidade e mede o número de pessoas subordinadas a um administrador. A definição da amplitude de controle ideal, ou seja, o número máximo de subordinados que um gestor pode controlar de modo eficaz e eficientemente, é uma importante decisão do processo de organização, assim pode se determinar o número de níveis hierárquicos e de administradores de uma organização. Quanto maior a amplitude de controle, menor será o número de níveis hierárquicos da organização e menor será o número de administradores.

A departamentalização permite simplificar o trabalho do administrador, aumentando a eficácia e a eficiência do administrador, pois contribui para um aproveitamento mais racional dos recursos disponíveis nas organizações, podendo dividir se em: departamentalização funcional, departamentalização por produto, departamentalização por cliente, departamentalização geográfica ou territorial, departamentalização por processo.

Quanto à centralização nos referimos a autoridade, para tomar decisões, está centrada no topo da organização, enfatizando assim a cadeia de comando. Já a formalização é uma dimensão que se refere ao grau de controle da organização sobre o individuo. Ela reduz a capacidade de decisão e a autonomia dos membros da organizacional, especificando a forma e os limites de atuação no lugar de trabalho e definindo, em algum grau, seu comportamento.

Faz-se necessário na organização uma autoridade. Podendo essa ser definida como uma forma de poder e um conceito estreitamente relacionado com a estrutura organizacional. Assim, o poder se refere à capacidade de exercer influencia sobre uma pessoa ou grupo e de alterar seu comportamento. O que distingue um tipo de poder de outro é a relação de dependência entre o detentor do poder e os possíveis receptores do poder, sendo eles: poder coercitivo, poder de recompensa, poder legitimo poder carismático e poder de competência.

A estrutura funcional é o resultado do critério de departamentalização mais lógico e intuitivo, já que se refere à agregação de tarefas de acordo com a função organizacional, trata se de um critério de agrupamento baseado na similaridade das tarefas, habilidades, uso de recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função, sendo nesse tipo de estrutura, o administrador geral é responsável pelo comando do todo, e abaixo dele, cada integrante do primeiro escalão hierárquico é especializado e responsável por uma função especifica, normalmente uma área funcional. Quando as empresas começam a diversificar os produtos, as tecnologias e os mercados em que estão presentes, torna se necessários a criação de departamentos (divisões) capazes de lidar com esse novo contexto. Surge assim a estrutura divisional, que agrega as tarefas em diferentes unidades semi autônomas segundo o objetivo para o qual concorrem: produtos, mercados ou clientes. Enquanto as estruturas funcionais são organizadas de acordo com os recursos necessários para que a organização produza bens ou serviços, as estruturas divisionais são organizadas em função dos resultados. Dessa maneira, todos os recursos necessários para produzir um produto ou servir um cliente, como produção, marketing, logística, encontram se em cada uma das divisões.

Em uma estrutura em rede, a divisão de trabalho pode ser visualizada em termos de conhecimento, em que os trabalhadores ou departamentos organizacionais são definidos pela expertise que oferecem para a organização. A fim de superar os limites da divisão de trabalho e fortalecer a coordenação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com