TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Dissertativa

Dissertações: Questão Dissertativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 2

Questão dissertativa para TG de Negócios Eletrônicos

Takahashi (2000) divide o ambiente de Negócios Eletrônicos em sete possíveis aplicações ligando entre si:

• Governo (Government – G)

• Negócios (Business – B)

• Funcionários (Employees – E)

• Consumidores (Consumer – C)

Assim, temos G2G, B2G, G2C, B2C, B2B, B2E e C2C. Podemos observar que governo se liga a governo, negócios e consumidores; negócios se ligam a negócios, governo, consumidores e funcionários; e consumidores se ligam a governo, negócios e consumidores.

Qual o motivo para funcionários (Employees – E) só terem ligação com negócios (Business – B) e não com os outros elementos?

RESPOSTA

Porque a partir do momento que ele se relaciona com outros elementos (governo, negócios e consumidores) ele deixa de assumir o papel de funcionário para assumir o de consumidor (Consumer-C). Daí não ser necessário fazer essa ligação visto que ela já existe como mostra os exemplos a seguir.

 G2G - significa relação de Governos entre Governos (Ex.: Repasse de transações e informações do Governo Federal para o Estadual e Municipal)

 B2G significa relação de Empresas com os Governos (Ex.: Pagamento de Impostos de Forma Eletrônica)

 G2C significa relação do Governo com os Cidadãos (Ex.: Emissão de Atestados e Boletins de Ocorrência pela Internet)

 B2E significa relação de Empresas com os Funcionários (Ex.: Intranets, Sistemas EAD...)

 C2C significa relação de Consumidores com Consumidores (Ex.: Transações, troca de informações entre pessoas físicas através de um meio eletrônico)

Dentre os diversos tipos de transações comerciais dos negócios eletrônicos (e-business), o comércio eletrônico (e-commerce) é a principal atividade dessa nova categoria.

No que se refere à comunicação, as empresas tendem a valorizar suas relações entre parceiros e entre clientes, procurando sempre expor as novas estratégias adotadas. No entanto, essa valorização pode ofuscar a importância da difusão de informações internamente, ou seja, os executivos frequentemente estão a frente das novas iniciativas da empresa, enquanto que os funcionários, que fazem com que os departamentos funcionem eficientemente, algumas vezes são os últimos a saber dos avanços alcançados.

Para sanar essa fraqueza, emerge o conceito de B2E, que significa ‘business-to-employee’ ou ‘relação entre empresa e funcionário’, numa tradução interpretativa. Num sentido amplo, engloba tudo que uma companhia faz para atrair e manter equipes bem qualificadas neste mercado tão competitivo, como táticas agressivas de recrutamento, benefícios oferecidos, oportunidades de educação, horário flexível, etc.

Business-to-employee, ou simplesmente B2E, é uma categoria de comércio eletrônico no qual o foco é o empregado, tratando das relações intra-organizacionais, da relação entre a empresa e seus empregados e destes entre si, consistindo em um conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com