TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Capitulo 3

Artigos Científicos: Questões Capitulo 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 3

5. Por que, desde 2001, o número de acionistas estrangeiros da empresa cresceu muito? O que esse fato representa para a empresa? Por que ele pode prejudicar a opinião pública sobre a empresa?

Resposta:Ao longo do tempo com a diminuição do nacionalismo exacerbado, permitido então que os estrangeiros tivessem participação no capital da empresa, entretanto, foi apenas em 1999 que puderam comprar ações com direito a voto, é no exterior que se encontram os principais acionistas privados da Petrobras, sendo em 2001 as ações ordinárias passaram a ser negociadas na Bolsa de Nova York, demonstrando a confiança no mercado financeiro. O fato de a empresa obter acionistas internacionais trouxe com sigo além da visibilidade da empresa em outros países, trouxe também ao Brasil o capital externo, investimentos, e o aumento na exportação. Porém o fato da empresa sofrer forte influência governamental por obter participação majoritária na companhia, para muitos a dificuldade de desvincular a empresa do governo impede maiores crescimentos da produtividade e de rendimento da companhia.

6. Por que a estabilidade geopolítica é importante para a empresa como a Petrobras?

Resposta: é importante a estabilidade geopolítica de onde a empresa pretende abrir seu negócio, depende de parcerias com o governo para realizar a extração e o refino do petróleo, é através do governo que ela recebe apoio para lidar com novos parceiros, clientes e outros. Além disso, é de extrema importância que o local onde a Petrobras investirá, possa haver controle das reservas petrolíferas, para que em momentos instáveis no país, não prejudique seu desenvolvimento em âmbito mundial, para que não ocorra como na Bolívia.

7. Como a instabilidade politica na Bolívia afetou os negócios da Petrobras naquele país?

Resposta: Segundo o texto, a situação complicou-se no ano de 2005 na época de eleições. Evo Morales prometia nacionalizar o petróleo e gás e aumentar os impostos das multinacionais. Foi tentado reajustar o valor de acordo com que estava no contrato entre a empresa e o país, mas o governo boliviano insistia em aumentar mais. A empresa investira cerca de 1 bilhão de reais e planejava investir mais, até a nacionalização promovida pelo presidente Morales em 2006. Este fato desrespeitou os princípios mais elementares da diplomacia internacional, o que obrigou a Petrobrás a reavaliar sua política de investimentos em respeito ao gás, priorizando a produção nacional. Mesmo assim, a aliança ideológica entre os governantes dos dois países prevaleceu sobre os interesses nacionais, logo a estatal voltou a comprar e investir na Bolívia, pagando um valor mais caro pelo gás estrangeiro desde então.

8. Como o acidente na Baia de Guanabara afetou a Petrobras e o que ela vem realizando para evitar acidentes como este?

Resposta: Após o acidente, a Petrobras foi obrigada a indenizar a comunidade de pescadores a limpar o óleo, além de ter sofrido outras penalizações, o que representou um prejuízo da ordem de 110 milhões de reais. Desde 2000, a empresa investiu mais de 200 milhões de dólares em projetos sociais e ambientais na Baía de Guanabara, embora o local ainda sofrer os efeitos da contaminação. Até 2007,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com