TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Dissertativas Ciencias Sociais

Dissertações: Questões Dissertativas Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTÕES DISSERTATIVAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS

QUESTÃO 01 - Para Émile Durkheim, muitos dos problemas que imaginamos pertencer aos campos da Biologia e da Psicologia pertencem à Sociologia.

Relacione a teoria de Durkheim com a notícia veiculada pelo jornal “Correio Brasiliense”. Para responder esta questão, analise o texto “ Rússia identifica segunda mulher-bomba do metrô de moscou” da pagina 196 do caderno de atividades, disponível, on-line, no jornal O Correio Braziliense, publicado em 06/04/2010.

Segundo Durkheim estes tipos de comportamento não podiam ser explicados por enfermidade mental, fundo étnico ou racial; ou até mesmo pelo clima. Ele concluiu que havia algo sobre o próprio grupo em si que o encorajaria ou desencorajaria. Relacionando esta teoria ao que foi publicado, vimos que, por conta da sociedade em que vivem estas mulheres foram criadas e encorajadas para tomar a atitude colocada no texto (mulheres – bomba).

QUESTÃO 02 - A Sociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela Revolução Industrial e a nova classe social: o proletariado urbano. Compare os abalos sociais provocados pela industrialização e as mudanças decorrentes da alta tecnologia e da globalização.

Enquanto a introdução da máquina a vapor e aperfeiçoamentos produtivos significavam o triunfo para a indústria, de outro lado houve uma monstruosa exploração do homem pelo homem, mulheres e crianças nas fábricas. As mudanças decorrentes de tudo isso gerou problemas advindos da rápida urbanização como doenças, ausência de moradias, prostituição, alcoolismo, suicídios, violência, surtos e epidemias de tifo, cólera e outros.

QUESTÃO 03 - (valor 0,1) Analise os versos da música “É”, de Gonzaguinha:

...

É!

A gente quer viver pleno direito

A gente quer viver todo respeito

A gente quer viver uma nação

A gente quer é ser um cidadão

A gente quer viver uma nação...

Relacione o verso da música “A gente quer viver uma nação. A gente quer é ser um cidadão” com os canais institucionalizados que permitem aos indivíduos exercerem a cidadania e interferirem no planejamento governamental.

Ao relacionar a letra de Gonzaguinha entendemos que, a constituição brasileira garante igualdade de direito a todos os seus cidadãos. As instituições sociais devem garantir que esses direitos sejam respeitados, e cabem a nós cidadãos, fazer valer estes direitos, não aceitando sua violação. Que todos tenham seus direitos civis respeitados e as necessidades básicas atendidas.

QUESTÃO 04 – (valor 0,1) Por que o PIB NÃO é um indicativo de desenvolvimento econômico?

Entendemos que o Produto Interno Bruto pode até ser um indicador de desenvolvimento econômico. Porém, o problema é que o PIB não registra as perdas econômicas decorrentes de catástrofes, quebras da agricultura e crises econômicas. Portanto torna-se um indicador pouco confiável para, realmente, medir o nível de desenvolvimento de um país.

QUESTÃO 05 - (valor 0,1) Observe o fragmento da música “Ideologia”, de Cazuza e Frejat:

Que aquele garoto

Que ia mudar o mundo

Mudar o mundo

Freqüenta agora

As festas do “Grand Monde”...

...

No verso “aquele garoto que ia mudar o mundo, mudar o mundo, agora assiste a tudo em cima o muro” analise o papel do pesquisador social no contexto da música.

Cazuza, em uma de suas músicas, anunciou como um grito o que os jovens estavam passando na década de 80: “Meus heróis morreram de overdose, os meus inimigos estão no poder. Ideologia eu quero uma pra viver”.

Uma geração que sonhava muito com a liberdade que a ditadura abafou em seus corações. Focaram seus esforços, talentos e estudos na busca de uma ideologia que prometia uma vida mais livre!

Mas a queda da ditadura e a “liberdade” tão pregada por eles não foi um mar de rosas como se esperava. Os heróis, personalizados nos cantores e suas bandas, estavam se lixando com tudo e todos e alguns acabaram morrendo de overdose ou AIDS. Os grandes acordos políticos foram feitos e os mesmos políticos continuaram no poder transformando a liberdade democrática em mais uma bandeira publicitária focada em seus próprios interesses.

No fim da década de 80 aquele menino que ia mudar o mundo não tinha muito mais para onde ir, nem o que lutar contra, pois, teoricamente, já tinham conquistado o que procuravam. Mas a angústia ainda estava nos corações daqueles jovens, como se não tivessem encontrado o que realmente procuravam. Por fim se analisarmos o papel do pesquisador social com todo este contexto, sabemos que o pesquisador social não pode ficar em cima do muro, o mesmo tem que se comprometer com a sociedade da qual faz parte.

6– (valor 0,1) Relacione os termos xenofobia, etnocentrismo e estereótipo.

Xenofobia consiste em uma aversão a estrangeiros ou pessoas estranhas, já o etnocentrismo são culturas que apresentam tendência de considerarem seus hábitos, costumes e valores como sendo superiores ou melhores que os demais grupos sociais. E os estereótipos por sua vez são as imagens que formamos de grupos sociais externos. Vale lembrar que determinados estereótipos podem gerar a xenofobia, que por sua vez ocorre quando existe o etnocentrismo exagerado.

7 – (valor 0,3) A partir da leitura do texto “Xenofobia, no Brasil tem?” (página 204 do caderno de atividades) elenque três formas de discriminação social, levando em consideração os vários status que podemos ocupar na sociedade. Escreva um pequeno texto (cerca de 20 linhas) ou converse com um ou dois colegas a respeito de algum caso de discriminação que você conheça.

Existem diversos tipos de discriminações, étnica, racial, renda familiar, nível de instrução, religião, orientação sexual. Muitas pessoas se estranham por possuírem religiões diferentes ou não namoram por pertencerem a classes sociais econômicas distintas. O diferente nível de instrução dificulta os relacionamentos tanto amorosos como os de amizade e nem sempre é fácil aceitar as diferenças de um modo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com