TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Do Capitulo 3

Pesquisas Acadêmicas: Questões Do Capitulo 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  7.920 Visualizações

Página 1 de 4

1- Qual a influencia do ambiente na ação gerencial? Você concorda mais com a visão onipotente ou com a visão simbólica da Administração. Justifique?

É de grande importância, pois através da analise da perspectiva da incerteza ambiental e da dependência, destacam-se simultaneamente algumas das estratégias de administração, da relação com o ambiente, adotadas pelas organizações. Concordamos com a visão onipotente, pois a qualidade dos administradores é que determina a qualidade da organização, pois o sucesso ou o fracasso de uma organização são consequência direta da ação de seus administradores.

2- O que é ambiente organizacional? Em que medida a teoria dos sistemas contribui para sua compreensão e de sua importância para a administração?

É a analise e a reflexão das teorias administrativas, cada vez mais conscientes da permeabilidade das fronteiras organização-ambiente. O desafio da mudança ambiental impõe-se as empresas contemporâneas de forma constante, demarcando estratégias de adaptação e resposta por parte das organizações.

3- Defina cultura organizacional e explique sua importância? Quais são seus níveis e elementos?

É um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produtiva por meio de historias, rituais, lendas, símbolos, linguagens e cerimônias,é ela que diferencia uma organização da outra.

Seus níveis são: OS ARTEFATOS: Visíveis, mas raramente decifráveis (vestuários, símbolos, slogans e layout); OS VALORES: Ideologia coletiva que condiciona o comportamento e os PRESSUPOSTOS BASICOS: verdades inquestionáveis, invisíveis e inconscientes. Os elementos são: As Historias, os Rituais, os Símbolos e os Slogans.

4- Como a Cultura Organizacional afeta a ação gerencial?

Com as atividades repetidas do meio operacional que expressam e reforçam os valores da organização, os objetivos, ações ou eventos transmitem significados aos seus membros.

5- O que é ambiente externo? Distinga o ambiente contextual do ambiente operacional.

O ambiente externo é que faz a organização desenvolver seus objetivos, engloba os clientes, concorrentes, fornecedores, banco, e governo. O ambiente contextual são todos os fatores de organização como os demográficos, socioculturais, econômicos, políticos legais, e tecnológicos. O ambiente operacional refere-se aos funcionários, clientes, gerentes, administradores, supervisores e empresários.

6- Identifique os fatores que constituem o ambiente contextual de uma administração. Como eles influenciam uma organização. De exemplos.

Os fatores contextuais são influencia, modernidade, inovação, qualidade, flexibilidade, responsabilidade, cooperação, inserção internacional, apoio institucional, relacionamento com clientes e preço final baixo. As diferentes concepções para osmesmos valores trazem luzes para a compreensão do conceito de competitividade empresarial entre organizações que adotam o mesmo contexto institucional de referencia.

7- Quais são os principais elementos do ambiente operacional de uma organização? Você concorda que os clientes são os elementos mais importantes?

Clientes, fornecedores, concorrentes, instituições financeiras, meios de comunicação social e grupos de interesses especiais.

Sim, pois são os clientes que irão consumir os produtos/serviços da organização, garantindo assim sua produtividade e sustentabilidade financeira.

8- Em que o ambiente de uma empresa privada é diferente de uma ONG? Discuta

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com