TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre Epidemiologia

Dissertações: Questões Sobre Epidemiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  1.612 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que é Epidemiologia?

Resposta:

Ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos á saúde e eventos associados á saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle, ou irrradicação de doenças, fornecendo indicadores que sirvam de suporte do planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.

2) Quais são os objetivos da Epidemiologia?

Resposta:

-Descrever a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde nas populações humanas.

-Proporcionar dados essências para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças,bem como para estabelecer prioridades.

-Identificar fatores etiológicos na gênese das enfermidades

3) Cite e comente os princípios básicos da epidemiologia.

Resposta:

-Estudo: a epidemiologia como disciplina básica da saúde pública tem seus fundamentos no método científico.

-Frequência e distribuição: a epidemiologia preocupa-se com a frequência e o padrão dos eventos relacionados com o processo saúde-doença na população. A frequência inclui não só o número desses eventos, mas também as taxas ou riscos de doença nessa população. O conhecimento das taxas constitui ponto de fundamental importância para o epidemiologista, uma vez que permite comparações válidas entre diferentes populações. O padrão de ocorrência dos eventos relacionados ao processo saúde-doença diz respeito à distribuição desses eventos segundo características: do tempo (tendência num período, variação sazonal, etc.), do lugar (distribuição geográfica, distribuição urbano-rural, etc.) e da pessoa (sexo, idade, profissão, etnia, etc.).

-Determinantes: uma das questões centrais da epidemiologia é a busca da causa e dos fatores que influenciam a ocorrência dos eventos relacionados ao processo saúde-doença. Com esse objetivo, a epidemiologia descreve a frequência e distribuição desses eventos e compara sua ocorrência em diferentes grupos populacionais com distintas características demográficas, genéticas, imunológicas, comportamentais, de exposição ao ambiente e outros fatores, assim chamados fatores de risco. Em condições ideais, os achados epidemiológicos oferecem evidências suficientes para a implementação de medidas de prevenção e controle.

-Estados ou eventos relacionados à saúde: originalmente, a epidemiologia preocupava-se com epidemias de doenças infecciosas. No entanto, sua abrangência ampliou-se e, atualmente, sua área de atuação estende-se a todos os agravos à saúde.

-Específicas populações: como já foi salientada, a epidemiologia preocupa-se com a saúde coletiva de grupos de indivíduos que vivem numa comunidade ou área.

-Aplicação: a epidemiologia, como disciplina da saúde pública, é mais que o estudo a respeito de um assunto, uma vez que ela oferece subsídios para a implementação de ações dirigidas à prevenção e ao controle. Portanto, ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com