TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia

Pesquisas Acadêmicas: Epidemiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  1.112 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A epidemiologia é a ciência que estuda os padrões da ocorrência de doenças em populações humanas e os fatores determinantes destes padrões. Enquanto a clínica aborda a doença em nível individual, a epidemiologia aborda o processo saúde-doença em grupos de pessoas que podem varias de pequenos grupos até as populações inteiras. A epidemiologia, por estudar morbidade, mortalidade ou agravos à saúde, deve-se simplesmente às limitações metodológicas da definição de saúde.

Tem havido muitas definições de epidemiologia, no decorrer dos últimos 60 anos, a definição tem aumentado desde a sua preocupação com as doenças infecto-contagiosas e outras transmissíveis (estudo das epidemias) até o presente momento todos os fenômenos relacionados com a saúde das populações.

Epidemiologia é o estudo da freqüência, da distribuição e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados à saúde em específicas populações e a aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde. (LAST.J, 1995)

HISTÓRICO DA EPIDEMIOLOGIA

Historicamente a epidemiologia está relacionada à idéia de grupo, coletivo, sendo a população o seu objetivo de estudo, contrastando com a metodologia médica, que é mais voltada para a doença do que para a saúde em si.

EVOLUÇÃO ATÉ O SÉCULO XIX

Hipócrates 2.500 AC: Medicina racional

John Graunt (1620-1674): Tratado de Mortalidade de Londres, analisados por sexo e idade.

Pierre Louis século XIX: Introduziu o método estatístico, na investigação da doença

Louis Villermé: Relacionou condições socioeconômicas e mortalidade

Wlliam Farr: produção de informações epidemiológicas que subsidiaram o planejamento em saúde pública em Londres.

John Snow: Conduziu o estudo que levou ao esclarecimento da epidemia de cólera em Londres.

Louis Pasteur: bases biológicas para o estudo das doenças infecciosas

PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Europa como centro das ciências- Revolução industrial e deslocamento das populações para as cidades e a ocorrência das epidemias de cólera , febre tifóide e febre amarela, os estudiosos se dividiam entre a teoria do miasma e teoria dos germes.

Robert Koch: Inúmeras pesquisas, abandono da teoria miasma e descoberta dos agentes causais das doenças

Influência da Microbiologia: Estudos centrados em laboratório, desdobramento da teoria dos germes, saneamento ambiental, vetores e reservatórios de agentes ecológicos.

Bases de dados para epidemiologia e estatísticas vitais: Informações sobre nascimentos, óbitos, morbidade e epidemiologia nutricional.

(PONTES.L .C.R,2006)

SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

Mudanças das doenças prevalentes de infecciosas para crônicas e degenerativas, como causa de morte e morbidade; determinação das condições de saúde da população; busca de fatores que antecedem as doenças, rotulados como agentes ou fatores de risco.

SITUAÇÃO ATUAL

Os agravos a saúde já foram ou estão sendo estudada a partir da epidemiologia, como a teoria da multicausalidade (necessidade da epidemiologia analítica). Os agentes microbianos e físicos não podiam explicar todas as questões de etiologia e prognósticos das doenças. Incorporação dos princípios da psicologia e sociologia.

TENDÊNCIAS DA EPIDEMIOLOGIA ATUAL

Epidemiologia Clínica; aplicação no método epidemiológico na clínica (indivíduo)

Epidemiologia Social; pilares da epidemiologia atual, ciências biológicas (clínica, patologia, microbiologia, parasitologia, imunologia)

Ciências Sociais; “A sociedade, da forma como está organizada, embora ofereça proteção ao indivíduo também determina muitos riscos de adoecer, bem como o acesso das pessoas às técnicas de prevenção das doenças e de promoção e recuperação da saúde”

(WALDMAN. E.A; ROSA. T.E. C, 2012)

Estatísticas: coletar, resumir e analisar dados

CONCEITO DE EPIDEMIOLOGIA

Rouquayrol (2003) define epidemiologia como a ciência que estuda o processo saúde-doença na sociedade, analisando a distribuição populacional e os fatores determinantes das doenças, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração, e avaliação das ações de saúde.

O objetivo final da epidemiologia é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medidas de alcance coletivo. (MONTEIRO. A. M; 1998)

A epidemiologia estrutura-se em torno de um conceito fundamental; raciocínio causal, ou seja; pode ser definido como probabilidade dos membros de uma determinada população desenvolver uma dada doença ou evento relacionado à saúde em um período de tempo.

Definição de epidemiologia inclui uma série de termos citados abaixo:

Estudo: a epidemiologia como disciplina básica de saúde pública tem seus fundamentos no método científico.

Freqüência e distribuição: a freqüência e o padrão dos eventos relacionados com o processo saúde-doença na população,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com