TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Analítica Quantitativa

Exames: Quimica Analítica Quantitativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  11.301 Palavras (46 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 46

ESTRUTURA DO CURSO

1. Para o bom andamento das experiências, estas devem ser lidas com antecedência para entrar no laboratório sabendo o que será feito e assim acompanhar a explicação que será dada pelo professor conhecendo a proposta de trabalho a ser realizado. É indispensável, por parte de cada aluno, a consulta aos livros de Química Analítica Qualitativa antes, durante ou mesmo após as aulas práticas.

2. De um modo geral, o aluno deve anotar o que fez, o que viu e o que concluiu. Deve ainda acostumar-se a escrever as equações químicas à medida que são realizadas na prática. Tudo deve ser anotado, mesmo que não seja o resultado esperado no teste feito. Eventualmente isso poderá ser útil na análise de uma amostra desconhecida.

3. Grupos de 5 (cinco) alunos: os alunos devem formar grupo de cinco alunos já na primeira aula, identificando esta associação ao professor que irá anotar e este grupo deve ser mantido até o final desta disciplina.

4. Cada grupo será responsável por um Kit com material de laboratório.

5. Para as experiências de Química Analítica Qualitativa não vão ser exigidos relatórios, mas ao término de cada experiência deverá ser entregue um questionário ou realizado provas prática ou teórico-prática. Ao aluno que não estiver presente nas práticas realizadas será atribuída nota zero. Não haverá reposição de experimentos.

SEGURANÇA NO LABORATÓRIO

O laboratório é normalmente um lugar seguro para se trabalhar. Acidentes ocorrem por causa de descuido, precipitação, ou falta de informação das técnicas apropriadas. O aluno tem que ter responsabilidade pela própria segurança e pela dos colegas que estão próximos.

Para frequentar as aulas de laboratório os alunos deverão cumprir as seguintes normas de segurança:

1. Usar sempre avental (até o joelho) de preferência de algodão e com mangas longas, sapato fechado ou tênis (nunca sandália e chinelo), calça comprida (não devem usar shorts, bermudas ou mini-saias) e óculos de segurança.

2. Quem tiver cabelos compridos, estes deverão estar presos.

3. É proibido fumar, beber ou comer no laboratório.

4. Saiba onde está localizado o extintor de incêndio, chuveiro de segurança, e armário de primeiros socorros.

5. Nunca correr dentro do laboratório; sempre se movimentar de um lugar ao outro com calma.

6. Evitar passar a mão nos olhos quando estiver no laboratório.

7. Usar sempre a capela quando determinado.

8. Nunca deixar torneiras de gás abertas. Se notar vazamentos, avise o técnico ou o professor.

9. Não usar vidraria trincada. Material danificado deve ser substituído.

10. Sempre lubrificar um tubo de vidro quando for colocá-lo através de uma rolha. Cobrir o tubo com uma toalha para o caso do tubo quebrar.

11. Nunca apontar a boca do tubo de ensaio ou qualquer outro frasco de reação na direção de seu rosto ou de seu colega, principalmente ao aquecer o tubo ou frasco.

12. Nunca pipetar com a boca. Use sempre a pera de borracha.

13. Nunca experimentar um reagente.

14. Certificar-se que vidros quentes estejam frios antes de tocá-los.

15. Nunca levar para sua bancada os frascos de reagentes de uso coletivo.

16. Avisar seus colegas sobre andamento de experiência que possa oferecer perigo.

17. Evitar inalar vapores. Jamais cheire diretamente o conteúdo de um frasco.

18. Nunca retornar um reagente líquido ou sólido, não utilizado, para o frasco de origem.

19. Soluções alcalinas devem ser estocadas em frasco plástico, pois atacam vidros. Exemplos: hidróxido de sódio, de potássio, etc.

20. É indispensável tomar o maior cuidado possível quando se trabalha com ácido. Nunca se deve adicionar água ao ácido; deve-se fazer a operação contrário: adicionar ácido à água.

21. Substâncias corrosivas sobre a pele, olho ou roupa devem ser lavadas imediatamente com água. Queimaduras na pele com ácidos devem ser tratadas posteriormente com uma solução ou pasta de bicarbonato de sódio. No caso de queimaduras com base, após a água, tratar com ácido acético muito diluído e ainda mais água.

22. Manter sempre limpa sua bancada. Gotas de quaisquer soluções devem ser imediatamente removidas com um pano úmido.

CONCEITOS BÁSICOS

A Química Analítica é a ciência que estuda os princípios e a teoria dos métodos de análise química que nos permitem determinar a composição química das substâncias ou misturas das mesmas.

Uma análise química consiste, basicamente, de duas etapas: a identificação e a quantificação de espécies presentes num determinado material. A identificação pode ser feita através de testes químicos como os que serão vistos nas experiências deste primeiro semestre. Esta parte da Química é denominada Química Analítica Qualitativa. Tão importante quanto a identificação de uma espécie é a sua quantificação, isto é, determinar as quantidades dos constituintes de uma amostra. A Química Analítica Quantitativa, que será estudada no segundo semestre, faz uso de diversos métodos de determinação de quantidades de espécies, que são baseados na medida de alguma propriedade, química ou física, de átomos, moléculas ou íons.

Classificação dos Métodos de Análise Qualitativa (de acordo com a quantidade de substância que está sendo analisada):

a) Macroanálise

• 0,5 a 1 g ou no caso de uma solução 20 a 50 mL

• béquer, balão volumétrico ou tubo de ensaio grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com