TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Quimica Anhanguera

Monografias: ATPS Quimica Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 5

O Alumínio! (ETAPA 1 PASSO 3 E PASSO 4)

Da bauxita é retirada a alumina que, por meio do processo de redução, é transformada em alumínio. A produção é constituída por uma série de reações químicas. Até mesmo a bauxita é formada por um processo químico natural, proveniente da infiltração de água em rochas alcalinas em decomposição. Este minério pode ser encontrado próximo à superfície com uma espessura média de 4,5 metros. Sua extração é geralmente realizada a céu aberto com o auxílio de retroescavadeiras.

Antes de iniciar a mineração da bauxita, é necessário ter o cuidado de remover a terra fértil sobre as jazidas juntamente com a vegetação e reservá-la para o futuro trabalho de recomposição do terreno. Este trabalho, que acontece após a extração, é muito importante para a preservação do meio ambiente.

Depois de minerada, a bauxita é transportada para a fábrica, aonde chega ainda em seu estado natural. Lá, é iniciada a primeira de muitas reações químicas. A bauxita é moída e acrescida de uma solução de soda cáustica, que a transforma em pasta. Aquecida sob pressão e recebendo novas quantidades de soda cáustica, esta massa se dissolve e forma uma solução que passa por processos de sedimentação e filtragem.

Em equipamentos chamados de precipitadores, a alumina contida na solução é precipitada pelo processo de "cristalização por semente". O material resultante precisa ser lavado e seco por aquecimento. Assim, é obtido o primeiro estágio da produção de alumínio: a alumina, que se apresenta sob a forma de pó branco e refinado, de aspecto semelhante ao açúcar.

Nesta fase, o processo químico denominado Bayer é o mais utilizado. Nele, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Estes cristais são secos e calcinados a fim de eliminar a água. Então, a alumina é finalmente transformada em alumínio por meio de um processo de eletrólise.

O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 com massa atômica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, em utensílios de cozinha, janelas, portas, soluções de engenharia aeronáutica entre outras. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário.

Aço => Alumínio (ETAPA 2 PASSO 2)

Em certas situações, o aço pode sim ser substituído pelo alumínio. Por exemplo, nas montadoras de veículos motorizados, é mais proveitoso usar ligas de alumínio, pois este implica numa diminuição de até 40% no peso de componentes automotivos, enquanto a utilização do aço de alta resistência diminui o peso no maximo em apenas 11%.

Obtenção de materiais a partir da bauxita (ETAPA 2 PASSO 3)

• Alumínio => Aeronáutica, utensílios de cozinha;

• Sílica-Gel => Dessecante;

• Dióxido de Titânio => Talco;

• Vidros => Janelas;

• Cerâmicas => Pisos;

• Abrasivos => Lixas.

Substâncias inorgânicas (ETAPA 2 PASSO 3)

• Al(OH)3 = Hidróxido de alumínio ( Base)

• Al2O3 = Óxido de alumínio (Óxido)

• AlCl3 = Cloreto de alumínio (Sais)

• Na[Al(OH)4] = Aluminado de sódio (Base)

• Al2(OH)6 = Cloreto de alumínio (Sais)

• Al2(SO4)3XH2O= Sulfato de alumínio hidratado (Base)

• KAl(SO4)2x12H2O = Alúmen de potássio (Sal)

Substâncias Naturais Inorgânicas

Substâncias inorgânicas são todas aquelas que não são orgânicas, como os minerais, por exemplo. A água é uma substância essencial à nossa vida. Está presente nos alimentos, nas células do nosso corpo, nos outros animais e nos vegetais.

O sal de cozinha (ou cloreto de sódio) é uma substância inorgânica presente em nosso dia a dia. Extraído da natureza, o sal é parte de nossa alimentação e se for consumido moderadamente contribui para a manutenção da nossa saúde.

Metais (obtidos a partir dos minerais) como o ferro, o cobre e o alumínio são empregados na produção de chapas, barras e utensílios domésticos.

Escolher 4 compostos obtidos através da bauxita (ETAPA 2 PASSO 3)

Abrasivos: São materiais usados no polimento de uma variedade de produtos que abrange desde sapatos até peças de mármore. Lixas, discos de corte e desgaste, rebolos e esponjas são alguns dos produtos das indústrias de abrasivos. Basicamente, a abrasão consiste na remoção de partículas de uma superfície por meio de atrito com um material mais duro.

Vidros: Produto utilizado nas construções civis, residenciais, etc. feito a partir da alumina.

Alumínio:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com