TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Misturas

Pesquisas Acadêmicas: Química Misturas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

PESQUISA: MISTURAS EUTÉTICAS, AZEOTRÓPICAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS

• MISTURAS EUTÉTICAS, AZEOTRÓPICAS:

Antes de tudo, mistura é constituída por mais de uma substância, como por exemplo: o ar atmosférico, a água do mar, até mesmo a água mineral. A partir daí, inicialmente podemos dizer que misturas eutéticas e azeotrópicas, são mistura de mais de uma substancia.

As misturas eutéticas, são misturas que se comporta como uma substância pura no seu ponto de fusão, ou seja, no ponto de fusão a temperatura se mantem constante, diferenciando da substância pura, devido variar no seu ponto de ebulição, um exemplo que pode ser citado, é o bronze, ele é uma mistura de cobre com estanho, impossível separar por fusão.

Já as misturas azeotrópicas, são misturas que também se comportam como substância pura, diferenciando-se que a constante é seu ponto de ebulição e a variável é seu ponto de fusão, podemos citar como exemplo: o álcool etílico + água.

• SEPARAÇÃO DE MISTURAS:

É a separação de componentes de uma determinada mistura, o que vai determinar qual dos meios de separação utilizado é o tipo de mistura, se ela é homogenia ou heterogenia, seu estado físico e as propriedades físicas dos matérias que constituem determinada mistura.

Alguns meios de separação utilizados:

- Destilação simples: é a separação de um soluto do solvente, por aquecimento através da diferença do ponto de ebulição. Como a mistura de água e sal.

- Destilação fracionada: é utilizado na mistura de líquidos misturados, também consiste num processo de aquecimento, onde o liquido com ponto de ebulição menor é destilado primeiro. Com no fracionamento do petróleo.

- Filtração simples e a vácuo: a simples consiste na separação de um sólido, de um líquido ou gás através de um filtro, em laboratório o papel filtro, no tratamento de água o filtro de areia e grades. Já na filtração a vácuo, o ar de determinado recipiente e reduzido, fazendo com que aja uma sucção causada pela diferença de pressão do recipiente, com isso a filtração ocorre rapidamente, a mistura quando colocada pelo filtro, é seccionada para dentro do recipiente.

- Decantação: é a remoção da parte líquida, da sólida, podendo ser feita através do funil de decantação. Como exemplo a separação da água e óleo.

- Centrifugação: é a aceleração da sedimentação, utilizando um centrifugador.

- Flotação: é a separação de dois sólidos através de um líquido, como a terra e serragem separadas pela água.

- Floculação: é a formação de agregados de partículas finas em suspensão em um liquido, ou seja, são partículas que se juntam e formam flocos.

- Levigação: é a separação de substâncias mais densas, das menos densas através de água corrente.

- Imantação: é a separação de misturas através de imã, como exemplo a limalha e a serragem. O imã atrai a limalha, separando da serragem que não é atraída pelo imã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com