TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RACIOCINIO LOGICO

Ensaios: RACIOCINIO LOGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 2

0,2 pontos

Pergunta 2

Aristóteles em sua obra intitulada Metafísica, cujo tema principal trata do ser ou do problema da verdade, apresenta aqueles que seriam os princípios básicos do pensamento racional, isto é: Princípio da identidade, Princípio da não-contradição e Princípio do terceiro-excluído. Para Aristóteles, o princípio do terceiro-excluído significa que: a. Um enunciado ou é verdadeiro ou é falso.

b. Nenhum enunciado pode ser verdadeiro e falso ao mesmo tempo.

c. Se qualquer enunciado é verdadeiro, então ele é verdadeiro.

d. A correspondência necessária e mediadora entre a realidade e o discurso.

e. O mundo, as coisas, as relações, por meio de um raciocínio perfeito que pudesse ser posto num discurso correto.

0,2 pontos

Pergunta 3

A sistematização aristotélica do que hoje chamamos de lógica, como disciplina, se realiza mais especificamente num grupo de textos chamados de Organnon. Neste texto Aristóteles definiu silogismo como sendo: a. Argumentação lógica perfeita

b. Doutrina filosófica

c. Discurso

d. Negação

e. Afirmação

0,2 pontos

Pergunta 4

Para Aristóteles, todo o silogismo é formado por três e só três proposições, isto é, Premissa Maior, Premissa Menor e Conclusão. A conclusão tem como objetivo: a. Colocar uma realidade universal necessária fundada na substância

b. Fazer a mediação entre o universal e o particular

c. Sintetizar a categoria universal na categoria particular

d. Explicar o pensamento lógico

e. Concluir de forma perfeita

0,2 pontos

Pergunta 5

Se há um ponto de consenso entre os filósofos e historiadores da lógica, este é a posição eminente que goza Gottlob Frege (1848-1925). Frege é tido como um dos maiores lógicos da modernidade e, indubitavelmente, aquele que mais colaborou para o avanço no campo da lógica matemática. Sobre suas contribuições, é incorreto afirmar: a. Em seu pequeno livro Begriffsschrift aparece pela primeira vez o desenvolvimento axiomático inteiramente formalizado do cálculo sentencial, consistente e completo.

b. Uma das várias contribuições importantes de Frege abrange também a quantificação de predicados ou de variáveis de classe.

c. Sua descoberta notável consistiu em mostrar que a aritmética, e com ela boa parte da matemática, podiam ser sistematizadas a partir da lógica.

d. Frege, ao introduzir quantificadores, axiomas e regras em seu sistema formal, acaba por obter um sistema de cálculo de predicados de primeira ordem, que é completo.

e. O trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com