TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: ***LINHA DE DISCUSSÃO DA DISCIPLINA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO - SEI E SEPI ***

Dissertações: RE: ***LINHA DE DISCUSSÃO DA DISCIPLINA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO - SEI E SEPI ***. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  1.019 Visualizações

Página 1 de 8

Pergunta 1

1. Em relação à globalização, pode-se dizer que ela se caracteriza pela:

I. Expansão da economia norte-americana pelo mundo, afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais.

II. Busca de condições comerciais mais justas, especialmente quando envolvidas nações em desenvolvimento.

III. Aceleração das transações econômicas, envolvendo mercadorias, capitais e aplicações financeiras que ultrapassam as fronteiras nacionais.

Com relação a essas afirmativas:

a. todas estão incorretas.

b. todas estão corretas.

c. apenas a I está incorreta.

d. apenas a II está incorreta.

e. apenas a III está incorreta.

1 pontos

Pergunta 2

1. Com o desenvolvimento capitalista, há uma tendência de haver concentração e centralização do capital industrial; uma segunda característica é o movimento de concentração e centralização do capital monetário. Sobre essa afirmação, pode-se dizer que:

a. a afirmação é totalmente incorreta, pois o desenvolvimento capitalista não tem relação com o capital industrial.

b. a afirmação é parcialmente correta, faltando incluir a importância adquirida pela exportação de capitais.

c. a afirmação é parcialmente correta, faltando incluir a importância do caráter produtivo do capital monetário.

d. a afirmação é parcialmente correta, pois o desenvolvimento capitalista não tem relação com o capital financeiro.

e. a afirmação é totalmente incorreta, pois o desenvolvimento capitalista tem a característica de ampliar o acesso a todas as mercadorias, especialmente as de bens de capital.

1 pontos

Pergunta 3

1. Das características abaixo citadas, qual(is) aproxima(m)-se do fenômeno conhecido como globalização?

a. A formação de estados protecionistas e a proteção, por meio de políticas tarifárias, da produção nacional e indústria local.

b. A expansão dos fluxos de informações, dos fluxos de capitais e dos fluxos comerciais independentes das fronteiras nacionais.

c. A solidariedade social, inclusão social das nações menos desenvolvidas e diminuição dos níveis de pobreza em termos mundiais.

d. A preservação do meio ambiente (por meio de políticas globais de redução da poluição e uso de fontes alternativas de energia) e conquista do bem-estar social em escala global.

e. Solidariedade social conjugada com proteção ao meio ambiente.

1 pontos

Pergunta 4

1. (Fonte: <http://www.vestibularseriado.com.br/geografia/questoes/item/183-mundo-bipolar-e-globalizacao-questoes>. Modificado. Acesso em 10 ago 2010). Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir relacionando-as à moderna divisão internacional do trabalho.

I. Alguns países subdesenvolvidos, além de exportadores tradicionais de matérias-primas para os países desenvolvidos, exportam também produtos manufaturados, tais como calçados, tecidos e até automóveis.

II. Empresas multinacionais instaladas nos países subdesenvolvidos remetem boa parte dos seus lucros aos países desenvolvidos.

III. Bens manufaturados exportados pelos países subdesenvolvidos, via de regra, têm preços mais baixos e menor valorização no mercado internacional.

IV. Empresas multinacionais têm se utilizado de vasta mão de obra barata, das matérias-primas a baixo custo, dos incentivos fiscais e da frequente inexistência de legislação ambiental nos países subdesenvolvidos.

A sequência correta (V ou F) para as afirmativas acima é:

a. F, V, V, V.

b. F, F, V, V.

c. V, F, V, V.

d. V, V, F, F.

e. V, V, V, V.

1 pontos

Pergunta 5

1. (Fonte: <http://www.vestibularseriado.com.br/geografia/questoes/item/183-mundo-bipolar-e-globalizacao-questoes>. Modificado. Acesso em 10 ago 2010). Avalie as afirmativas abaixo acerca do processo de globalização, indicando V (verdadeiro) ou F (falso) ao considerar os aspectos culturais, econômicos e políticos.

I. Segundo os opositores da globalização, ela tem contribuído para o aumento do desemprego, porque acarreta grandes mudanças no processo produtivo, tais como a introdução de novas tecnologias liberadoras de mão de obra e a institucionalização de diferentes relações de trabalho.

II. Para os opositores do processo de globalização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com