TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECUPERACAO DE AREAIS DEGRADAVEIS

Casos: RECUPERACAO DE AREAIS DEGRADAVEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

A recuperação de determinada área degradada por um determinado empreendimento, neste caso a mineração, pode ser definida como o conjunto de ações necessárias para que a área volte a estar apta para algum uso produtivo em condições de equilíbrio ambiental (MARTINS, 2007). Para que seja possível obter-se novo uso da área, é necessário que ela apresente condições de estabilidade física (processos erosivos, movimentos de terrenos) e estabilidade química (a área não deve estar sujeita a reações químicas que possam gerar compostos nocivos à saúde humana e ao ecossistema, drenagens ácidas de pilhas de estéril ou rejeitos contendo sulfetos). Dependendo do uso pós-mineração, pode-se adicionar os requisitos de estabilidade geológica (áreas utilizadas com a finalidade de conservação ambiental). No caso do empreendimento mineiro, a participação do homem deve iniciar ao se planejar a mina e finalizar quando as relações fauna, flora e solo estiverem em equilíbrio e em condições de sustentabilidade. Segundo OLIVEIRA JR, (2001), minerar é assegurar, economicamente, com mínima perturbação ambiental, justa remuneração e segurança, a máxima observância do princípio da conservação mineral a serviço do social. O desenvolvimento da civilização permeia entre o progresso social, cultural e ambiental da sociedade para melhoria da qualidade de vida de toda humanidade. Em uma época na qual existe a eminente preocupação com a preservação do meio ambiente, pois o bem estar social implica vários impactos ao ecossistema, os avanços tecnológicos podem favorecer a sustentabilidade na produção dos recursos através de matérias primas; Políticos, cientistas e empresários discutiram a necessidade de uma política que promovesse a sustentabilidade das empresas em prol do meio ambiente.

A prosperidade e o progresso de hoje devem visar o desenvolvimento sustentável no futuro, buscando técnicas renováveis para minimizar a agressão ao ambiente. Para isso é importante repensar em significativas mudanças nas estratégias para a harmonia entre a natureza com a prosperidade econômica, a saúde, a segurança e justiça social. A engenharia trilha caminhos árduos e complexos para lidar com as questões ambientais, o excessivo emprego de máquinas renuncia a reconquista dos conceitos da engenharia ambiental conciliador para atenuar os abalos que sofrem a vegetação que preserva o solo, há locais impossíveis de se ter acesso por meio de maquinaria, em vista disso é costumeiro a utilização de técnicas de bioengenharia para a realização de obras de proteção de taludes e controles de erosão.

Palavras-chaves- sustentabilidade, preservação, tecnologia renovável.

1. INTRODUÇÃO

Objetivando manter a ligação entre o desenvolvimento e as questões ambientais, há atualmente as tecnologias sustentáveis ou tecnologias limpas. Definida como a tecnologia que visa à produção com menos índice de resíduos, a preservação e conservação ambiental. MORAES, 2000 afirma que:

As tecnologias tem influenciado de forma intensa o processo de desenvolvimento mundial. Numa análise histórica podemos afirmar que o desenvolvimento de novas tecnologias vem da necessidade do homem de conseguir, cada vez mais, melhores condições de vida.

Dentro do advento das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com