TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFERENCIAL TEORICO

Artigo: REFERENCIAL TEORICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 4

CAPÍTULO 2

MARISTELA PEREIRA DOS SANTOS

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Este capítulo apresenta o referencial teórico que fundamenta a análise da presente investigação que envolve questões relacionadas à formação continuada de professores e a constituição de grupo de estudos no espaço da escola. São abordadas de forma geral as questões relacionadas à formação continuada na perspectiva do desenvolvimento profissional, considerando os saberes do professor, a prática reflexiva e investigativa bem como as possibilidades formativas dos grupos de estudos de professores

2.1 A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

A formação continuada é uma temática que vem sendo discutida por vários autores preocupados com a qualidade da educação básica. Um aspecto que vem sendo enfatizado é a formação reflexiva do professor com vistas a propiciar o seu desenvolvimento profissional (Nóvoa, 2002; 2005; Ponte, 1996; Zeichner, 1998).

A formação continuada desenvolvida por meio de cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior pode ser vista como uma possibilidade importante de aprendizado pelos professores participantes. Embora, nem sempre aquilo que é tratado nos cursos de formação seja suficiente para o professor reconstruir a sua prática pedagógica.

Nesse sentido, Paiva (2006) salienta baseada nas ideias de Ponte (1996), que os cursos de formação enfatizam aquilo que o professor não sabe e precisa saber, enquanto que o desenvolvimento profissional toma como ponto de partida os saberes do professor para poder aperfeiçoar, aprofundar, ampliar seu conhecimento prática articulado com as teorias.

“Trabalhar na perspectiva do desenvolvimento profissional é ver o professor com potencialidades próprias, como um profissional autônomo e responsável pela construção de saberes” (Paiva, 2006, p. 93). Isto significa que a formação na perspectiva do desenvolvimento profissional deve valorizar e considerar as experiências do professor, ou seja, seus saberes construídos ao longo de sua formação e de sua vida profissional.

“...o saber dos professores é o saber deles e está relacionado com a pessoa e a identidade deles, com a sua experiência de vida e com a sua história profissional, com as suas relações com aos alunos em sala de aula e com os outros atores escolares na escola, etc.” (TARDIF, 2002, p.11 ).

Vários autores, tais como, Imbernon (2006); Tardif (1991), Candau (1996), Serrazina (1999) entre outros destacam que a formação continuada de professores precisa acontecer na escola, local onde o professor trabalha, aprende, desaprende e reaprende na experiência docente diária. Esse aprendizado toma como base o saber docente produzido a partir de experiências, valorizando, segundo Candau (1996), as diferentes fases de desenvolvimento da carreira docente, isto é, em seu inicio, meio e fim.

O contato com a prática educativa, segundo Imbernón (2006), enriquece o conhecimento profissional com outros espaços como moral e ético, nas tomadas de decisões. A formação continuada deve ajudar o professor a desenvolver um conhecimento profissional que lhe permita avaliar a necessidade de aperfeiçoamento e a qualidade de ensino que deve ser inserida nas escolas, desenvolvendo habilidades básicas do cotidiano em sala de aula, do planejamento, do diagnóstico e da avaliação; proporcionando a aquisição de competências, transformando as atividades de ensino constantemente, adaptando na diversidade e ao contexto dos alunos, assim se comprometendo com o meio social.

Este mesmo autor destaca ainda que a formação centrada na escola pode desenvolver um paradigma colaborativo entre os professores. Esse paradigma colaborativo baseia-se na possibilidade da escola constituir-se como foco do processo ação-reflexão-ação, considerando os novos valores, a reconstrução da cultura da escola e a colaboração da equipe gestora.

A formação que enfatiza o contexto - tanto o local em que o professor atua como a sua atividade prática - favorece “... a criação de uma nova cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com