TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES DE PAULO FREIRE

Exames: REFLEXÕES DE PAULO FREIRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexões Paulo Freire

È inegável a contribuição do educador Paulo Freire para a implantação no Brasil de uma educação popular tendo como foco principal o combate ao analfabetismo, expressão da pobreza, da miséria e do sub desenvolvimento. A grande obra desse educador, referência em educação para a América Latina, apresenta o compromisso de valorizar o diálogo e a interação como fundamentos necessários para a libertação do educando. Paulo Freire influenciou beneficamente os movimentos educacionais no Brasil e em outros países a partir da década de 50.

Paulo Freire trouxe para a Educação de Jovens e Adultos, principalmente, a sua benéfica influência para a alfabetização de adultos, resgatando através da mediação, interação e diálogo, o direito à educação básica.

Por seu trabalho incansável em favor da educação, tornou-se referencial para a educação na América Latina, fundamentando sua ação no debate, na problematização e na conscientização. Para ele, o professor é o animador do processo e a alfabetização de adultos não se apoia no autoritarismo e sim na interlocução e na construção de significados.

No final dos anos 50, quando surgiu em Pernambuco uma nova perspectiva em educação, fundamentada nas ideias pedagógicas avançadas, Paulo Freire, cujo principal líder, aponta causas sociais para o analfabetismo. Para ele, ninguém é analfabeto porque quer; as condições socioeconômicas, as desigualdades sociais, a fome, a miséria são as causas deste mal que, por longas décadas o Brasil não conseguiu superar.

FREIRE (1979:71) é explícito ao analisar o conceito de analfabeto:

O analfabeto apreende criticamente a necessidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com